Por paulo.gomes
Rio - Foi prorrogado até o próximo domingo, dia 19 de maio, o prazo de inscrições para o Vestibular Cederj. Nesta edição são oferecidas 6.328 vagas em 13 opções de cursos gratuitos nas instituições públicas de Ensino Superior que integram o Consórcio Cederj da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – Cecierj. Fazem parte: CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do Cederj e o valor da taxa é R$ 55. No ato, deverá ser escolhido um dos 32 polos de ensino que o interessado deseja estudar, além de ser indicado o curso. Veja como estão sendo distribuídas as vagas: Administração (659 vagas); Administração Pública (437); licenciaturas em Ciências Biológicas (871), Física (385), Geografia (240), História (250), Letras (300), Matemática (790) e Pedagogia (786). Também estão incluídos os cursos de: Química (276), Turismo (285); Tecnologia em Sistemas de Computação (799) e Tecnologia em Gestão de Turismo (250).
Publicidade
Por meio do modelo semipresencial de ensino, o Cederj proporciona ao aluno um Ambiente Virtual de Aprendizagem (pela internet), conhecido como AVA, e acesso aos tutores para apoio direto sobre o conteúdo das matérias. Os universitários realizam as atividades propostas e são orientados para a metodologia da educação a distância (EAD), com ênfase na necessidade de se adquirir autonomia nesta aprendizagem.
O aluno recebe gratuitamente o material didático do curso seja online ou impresso. Quanto às avaliações presenciais, elas ocorrem em datas e horários pré-determinados. Em caso de dúvidas, os universitários podem tirá-las por telefone (0800), presencialmente nos polos ou pela internet.