Quase 50 mil candidatos fazem a segunda fase da Uerj

Padrão de respostas será divulgado ainda neste domingo, por volta das 15h

Por O Dia

Rio - A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) aplica neste domingo, a prova discursiva e final do vestibular 2014 para 48.892 candidatos inscritos. O exame - com cinco horas de duração -, terá o padrão de respostas divulgado ainda neste domingo, por volta das 15h, segundo a Uerj.

Quase 50 mil candidatos realizam a segunda fase da UerjFernando Souza / Agência O Dia

O teste é composto de três provas discursivas, sendo uma prova de língua portuguesa instrumental com redação, para todos os cursos, e duas provas de disciplinas específicas (física, história, biologia, geografia, língua portuguesa/literatura brasileira, língua estrangeira, matemática e química), com dez questões cada uma. O valor de cada prova corresponde a 20 pontos. 

Uma das provas específicas tem peso dois, dependendo do curso. Assim, o candidato pode somar até 80 pontos no exame. Os outros 20 pontos ele obtém de acordo com o desempenho que teve em um dois dois exames de qualificação realizados ao longo do ano. Participam desta última fase, os candidatos aprovados em um dos dois exames de qualificação e que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio.

No total, são oferecidas 5.601 vagas para a UERJ, 198 vagas para o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e 50 vagas para o Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

Pelo edital, 45% das vagas são destinadas da Uerj e Uezo a cotistas, sendo 20% para autodeclarados negros e indígenas, 20% para alunos de escolas públicas, e mais 5% para pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor, e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço. A listagem com o nome dos aprovados na Uerj será divulgada no dia 27 de janeiro de 2014. Já o documento com as notas serão publicados no próximo dia 21.

Últimas de _legado_Educação