Por felipe.martins

Brasília - O Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira que as inscrições para o Enem 2014 serão abertas na próxima segunda-feira, dia 12. O edital completo do exame será publicado no Diário Oficial da União desta sexta.

O ministro da pasta, Henrique Paim, divulgou a principal novidade do exame este ano para o combate a fraudes: fiscais de prova receberão detectores de metal para coibir o uso de aparelhos eletrônicos pelos candidatos.

Assim como nos anos anteriores, a aplicação do Enem vai ser dividida em dois dias — 8 e 9 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 35, mesmo valor do ano passado. Estão isentos alunos da rede pública e de famílias que ganham até 1,5 salário mínimo por pessoa. As inscrições vão até dia 23 e podem ser feitas pelo site www.enem2014.org

A expectativa de que haja 8,2 milhões de participantes este ano, o que seria um aumento de 14% em relação aos 7,17 milhões de matrículas de 2013. O MEC, porém, mostra-se preocupado com as abstenções. No ano passado, 29% dos candidatos faltaram ao menos um dia das provas, o que gerou prejuízo de R$ 58 milhões aos cofres públicos.

Desde 2009, o Enem é utilizado como porta de entrada para instituições federais. Atualmente, a nota do exame também é usada para acesso a universidades particulares pelo Prouni e Fies, além do programa de intercâmbio Ciências sem Fronteiras.

Você pode gostar