Por joaodamatta

Para aqueles que querem concluir o nível superior já aptos para atuar no mercado de trabalho, a Faculdade SENAI Rio pode ser um dos caminhos. A instituição abriu inscrições para o vestibular para graduação tecnológica, que têm duração de 3 anos. São 40 vagas para formação em Tecnólogo em Processos Metalúrgicos e 19 vagas para Tecnólogo em Automação Industrial.

Os interessados, que devem ter concluído o ensino médio, têm que andar rápido, pois as inscrições para o vestibular se encerram no próximo dia 30 de maio. Outras informações sobre o vestibular, valores e edital podem ser obtidas através do 0800 0231 231 ou www.faculdadesenairio.edu.br .

Os cursos de graduação tecnológica têm duração mais curta porque estão focados nos aspectos práticos da profissão. Com isso, proporcionam inserção mais rápida no mercado. A formação é voltada para a investigação, o desenvolvimento e a aplicação prática de ferramentas e processos no mercado de trabalho.

A credibilidade de mais de 70 anos do SENAI na formação profissional para a indústria reflete no interesse dos candidatos pelo vestibular da Faculdade SENAI Rio.Arquivo / Sistema FIRJAN

O tecnólogo em Processos Metalúrgicos é capaz de compreender os fenômenos envolvidos em processos de siderurgia, fundição, moldagem de ligas metálicas, tratamento térmico e superficial e soldagem. Sua formação permite planejar, operacionalizar, supervisionar processos metalúrgicos e avaliar atividades de inspeção de produtos, equipamentos e materiais. Pode atuar em segmentos industriais como metalurgia, petroquímica, metalmecânica e automobilística.

Já o tecnólogo em automação industrial pode trabalhar na automatização e manutenção de processos contínuos e integrados de produção, utilizando tecnologias eletroeletrônicas, mecânicas, de informática, tais como controladores programáveis, robôs, dispositivos hidráulicos e pneumáticos, softwares de integração, comunicação de dados (redes) e técnicas de organização da produção.

O diretor da Faculdade SENAI Rio, Mauro Pina, explica que a opção pelos cursos de tecnólogo em Processos Metalúrgicos e Automação Industrial tem por objetivo suprir uma demanda constatada por meio de pesquisas, ou seja, há campo de trabalho com expectativa de contratação imediata.

“O aumento do interesse pela graduação tecnológica se deve, não apenas pela formação com duração de três anos, mas também pela exigência do mercado, que está buscando profissionais especializados que reúnam o conteúdo e a prática para ocuparem, imediatamente, as demandas apresentadas pelas indústrias”, ressalta Pina.

A credibilidade de mais de 70 anos do SENAI, formando profissionais qualificados para a indústria, segundo Pina, é uma das razões pela procura pelo vestibular da Faculdade SENAI Rio.

“Oferecemos aos alunos uma visão ampla do mercado de trabalho e do panorama econômico da indústria e do segmento em que atuarão. Além disso, os alunos contam com laboratórios e oficinas de última geração, que reproduzem o ambiente real da indústria”, frisou o diretor.

TERÇAS SEM DÚVIDAS DO SENAI

Para aqueles que desejam conhecer mais sobre os cursos oferecidos pela Faculdade SENAI Rio, ocorrerão duas edições especiais do evento Terças Sem Dúvidas, promovido pelo SENAI para tirar dúvidas a respeito do mercado de trabalho, profissão e cursos.

Na Faculdade SENAI Rio a ênfase é a aplicação prática de ferramentas e processos no mercado de trabalhoArquivo / Sistema FIRJAN

No dia 20 de maio, a partir das 19 horas, no SENAI Tijuca, o evento vai esclarecer todas as dúvidas em relação à profissão de Tecnólogo em Processos Metalúrgicos.

Aneelise Zeemann, da empresa TECMETAL, apresenta a palestra “A importância da formação profissional no trabalho tecnológico”, abordando o que se espera de um profissional no mercado de trabalho na área de processos metalúrgicos e a forma como o profissional pode contribuir para o desenvolvimento das empresas do estado do Rio.

Em seguida, o coordenador do curso de pós-graduação em engenharia de soldagem da Faculdade SENAI Rio, Jorge Wanderley, apresenta a palestra “Composição do Curso Processos Metalúrgicos”.

No dia 27 de maio, também às 19 horas, o Terças Sem Dúvidas debate sobre a profissão e o mercado de trabalho para o tecnólogo em Automação Industrial. Os dois eventos são gratuitos e acontecem no SENAI Tijuca, na Rua Mariz e Barros, 678, salas A/B, 2º andar, Bloco I.

Você pode gostar