Por thiago.antunes

Rio - Termina nesta quarta-feira o prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O problema é que por conta da greve dos vigilantes, que já dura mais de um mês, muitas agências do Banco do Brasil, responsáveis pelo recolhimento, não estão recebendo a taxa no valor de R$ 35. Sem o comprovante o estudante, que não é isento, fica impedido de participar das provas nos dias 8 e 9 de novembro.

Lucas ficou preocupado%2C mas pagouDivulgação

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a alternativa é fazer o pagamento nas unidades do Banco Postal dos Correios e em lojas e supermercados conveniados ao Banco do Brasil. Foi o que fez, o estudante Lucas Caldogno dos Santos, 19 anos. Depois de percorrer várias agências do BB no Centro e na Zona Norte, finalmente, ele conseguiu pagar a taxa nos Correios da Rua do Santana. “Fiquei preocupado em perder um ano até o próximo Enem. Estou estudando para entrar em uma faculdade de Biologia”, disse o estudante, que mora em Quintino.

Estão isentos do pagamento alunos que irão concluir o Ensino Médio em escolas públicas e candidatos que comprovaram não ter condições de pagar a taxa. Este ano, o Enem será feito por 9,5 milhões de estudantes, um aumento de 21,8% em relação ao exame em 2013, que teve 7,834 milhões de inscrições.

Os locais para recolhimento da taxa podem ser consultados na página dos Correios (www.correios.com.br/sistemas/agencias/) e do Banco do Brasil (www.bb.com.br/portalbb/redeAtendimento). Existem bancos postais nas agências dos Correios do Largo do Machado, do Barra Shopping, da Fiocruz, do West Shopping, em Campo Grande, entre outros. O supermercado Pão de Açúcar, na Tijuca, aceita pagamentos do BB.

Você pode gostar