Por thiago.antunes

Rio - O Vestibular Estadual 2015 terá sua primeira etapa de qualificação, no próximo domingo, com 87.891 inscritos, recorde dos últimos dez anos, segundo a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Estudantes que já concluíram ou estão no último ano do Ensino Médio disputarão vagas nos cursos superiores da Uerj e do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), e no curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros.

As inscrições terminaram em 5 de maio. A Uerj, gestora do processo seletivo único que engloba as três instituições, programou duas edições do exame de qualificação. A segunda acontecerá em 14 de setembro. Os dois exames, que compreendem a primeira etapa do vestibular, são classificatórios para a segunda (e última) fase da seleção. Os candidatos precisam fazer apenas um dos exames, mas tiveram o direito de se inscrever nas duas avaliações — a nota mais alta será utilizada para o cálculo da pontuação final. 

As provas deste domingo começarão às 9h, com duração de quatro horas, e terão questões de múltipla escolha de disciplinas vinculadas a quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Os gabaritos oficiais dos exames de qualificação serão divulgados nos mesmos dias da aplicação das provas. Segundo a sub-reitoria de graduação da Uerj, o resultado do primeiro exame será publicado no próximo dia 17.

Na segunda fase (no segundo semestre, mas ainda sem data escolhida), os candidatos aprovados na primeira etapa farão provas de Língua Portuguesa (com redação) e duas provas de disciplinas específicas dos cursos de graduação escolhidos.

A Uerj alerta que o candidato deverá chegar ao local da prova uma hora antes do início previsto, levando o cartão de confirmação de inscrição, caneta esferográfica de tinta preta ou azul e o original de qualquer documento oficial de identificação com foto.

Reportagem de Paulo Maurício Costa

Você pode gostar