Universidade abre inscrições para mais de 5 mil vagas

Dois dos cursos foram considerados os melhores entre todas as instituições públicas e privadas

Por O Dia

Rio - A Universidade Veiga de Almeida (UVA) está com inscrições abertas para o vestibular que este ano oferece 5.840 vagas. Do total, serão preenchidas 540 vagas nos cinco cursos da área de saúde mais bem avaliados pelos Ministério da Educação. Dois deles - Fisioterapia e Enfermagem - foram considerados os melhores do estado do Rio entre todas as instituições públicas e privadas.

Para Odontologia estão sendo oferecidas 60 vagas e Fonoaudiologia, outras 120. Segundo o MEC, esses dois cursos da UVA são os melhores entre todas as faculdades privadas cariocas. A graduação em Nutrição, que vai selecionar 120 estudantes, também está no topo do ranking do ensino superior. O curso foi avaliado pelo governo federal como o melhor entre as universidades particulares no estado do Rio.

Universidade oferece mais de 5 mil vagasDivulgação

As provas serão aplicadas nos dias 1º de agosto nos campi Tijuca, Barra Marapendi e Downtown, Centro e 2 de agosto em Cabo Frio. Para pagar a taxa de inscrição os candidatos só precisam levar no dia do exame duas latas de leite em pó ou um pacote de fraldas geriátricas descartáveis, que serão doados para instituições beneficentes assistidas pela universidade.

A inscrição pode ser feita pelo site www.uva.br até um dia antes da prova. No dia do exame, o estudante deverá apresentar um documento de identificação com foto. Os candidatos fazem uma redação sobre um tema atual e uma prova de conhecimentos gerais do Ensino Médio, com 30 questões de múltipla escolha. Os resultados serão divulgados na segunda-feira após as provas. As aulas começam no dia 10 de agosto.

Carreiras em alta

O envelhecimento da população e o avanço da obesidade entre os brasileiros têm aumentado a importância dos profissionais da área de saúde, abrindo um extenso mercado de atuação para os especialistas em nutrição e enfermagem. O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o número de enfermeiros fosse de um para cada grupo de 500 pessoas.

No Brasil, porém, a média é de um profissional de saúde por mil habitantes. "Os brasileiros estão vivendo mais. O envelhecimento da população vai demandar cada vez mais pessoas habilitadas em promover a saúde dos idosos, principalmente, em ambiente familiar", avalia o coordenador do curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Márcio Tadeu Ribeiro, que vê boas perspectivas para futuros enfermeiros. O enfermeiro também é responsável pela higiene, alimentação, administração de remédios e pelos curativos dos pacientes.

Cursos na área de saúde são os mais bem avaliados pelo MECDivulgação

Nos programas de saúde coletiva, ele atua na prevenção de doenças em comunidades, creches, escolas e órgãos públicos, como Vigilância Sanitária. Com o diploma universitário, esse profissional estará habilitado a dar aulas teóricas e práticas em cursos profissionalizantes que formam auxiliares e técnicos de enfermagem. Durante os dois últimos anos do curso, os alunos participam de estágios supervisionados em serviços de saúde. É necessário registrar-se no Conselho Regional de Enfermagem para exercer a profissão. Assim como os enfermeiros, os nutricionistas podem atuar nos mais diversos programas de governo voltados para a saúde do idoso, da criança, da mulher, do adolescente e do trabalhador.

São profissionais indispensáveis em hospitais, clínicas, centros de estética, ambulatórios empresariais e nos serviços de homecare em domicílio ou casas de repouso. “De uns dez anos para cá, houve uma maior preocupação das pessoas com a saúde, principalmente no Rio de Janeiro, onde há maior culto ao corpo”, constata Carlos Eduardo das Neves, coordenador do curso de Nutrição na Universidade Veiga de Almeida (UVA). Segundo ele, a nutrição desportiva dirigida a desportistas e praticantes de atividade física é uma das áreas que mais crescem. As duas profissões são indicadas para pessoas que gostam de cuidar do outro.

Serviços não param nas férias

A chegada das férias escolares, que para a maioria é sinônimo de descanso, para muitos é o momento de colocar em prática tudo o que aprenderam em sala de aula. A Universidade Veiga de Almeida (UVA) proporciona aos estudantes dos cursos de graduação a oportunidade de enriquecer o conteúdo teórico oferecendo serviços à comunidade nas áreas jurídica, psicológica, de design e ainda um escritório-modelo de contabilidade e administração.

As atividades são mantidas durante todo o recesso nos campi da universidade. Nas unidades Marapendi e Downtown, na Barra da Tijuca, o público tem acesso a atendimento em Psicologia, Design, Jurídico e Administração. Todo o trabalho é realizado pelos alunos e supervisionado por professores e coordenadores. A maioria dos serviços é de baixo custo – alguns, gratuitos. Fundado há 15 anos, o Serviço de Psicologia Aplicada, que funciona nos campi Cabo Frio, Marapendi e Tijuca, atende crianças, adolescentes, adultos, famílias e casais. Os alunos realizam ainda orientações profissionais e psicodiagnósticos.

Para inscrever-se no SPA, basta comparecer ao campus universitário mais próximo de casa e preencher uma ficha de inscrição de segunda a sexta-feira. Na Barra da Tijuca, famílias de baixa renda têm acesso ao Núcleo de Prática Jurídica, composto por professores-orientadores e estagiários que atuam nas áreas: Cível, Criminal, Trabalhista e Família. O espaço fica no prédio da subprefeitura da Barra da Tijuca (Avenida Ayrton Senna, 2.001 – Bloco A / Sala 50).

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. No campus Downtown, na Avenida das Américas, funciona o escritório modelo mantido pelos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Sem fins lucrativos e em parceria com a Receita Federal, o escritório mantém um Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil que permite a esses alunos esclarecer dúvidas no preenchimento, acompanhamento, retificação de declarações; impressão de DARF; entre outros serviços. O atendimento é realizado às terças, quintas e sextas, das 15h às 18h.

Últimas de _legado_Educação