Cartão de confirmação do Enem já pode ser impresso

Pela primeira vez desde a criação do exame, o documento não será enviado pelo correio

Por O Dia

Rio - O cartão de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o local de prova de cada candidato está disponível desde ontem à tarde no site enem.inep.gov.br/participante. Esta é a primeira vez desde que o exame foi criado que o documento não será enviado pelo correio. As provas serão nos dias 24 e 25 de outubro

O estudante tem acesso ao cartão apenas por meio de consulta digitalLuiz Claudio Barbosa / Estadão Conteúdo

O participante poderá ter acesso ao cartão apenas por meio de consulta digital. Segundo o presidente da Inep, José Francisco Soares, a mudança vai trazer uma economia com produção gráfica e distribuição de R$ 16,5 milhões.

A recomendação é a de que o candidato verifique se todas as informações no cartão estão corretas e visite, com antecedência, o local de prova. Apesar de não ser obrigatório, o ideal é imprimir o cartão e levá-lo no dia do exame.

Este ano, o Enem recebeu 7.746.118 inscrições. Do total, 2.676.982 realizam a prova pela primeira vez. O número é bem menor do que o registrado em 2014, quando 5.356.173 candidatos nunca tinha se inscrito no Enem.

O presidente do Inep atribuiu a queda em parte a mudanças nas regras para a dispensa do pagamento de taxas de inscrição. Candidatos que declaram carência socioeconômica e não comparecem aos dois dias de exame, perderão o direito de pedir novamente a dispensa no pagamento das taxas, no ano seguinte.

Do total dos inscritos, 1.984.036 pagaram as taxas de inscrição. Foram dispensados do pagamento 4.417.285, que declararam baixa renda e 1.344.797, por terem cursado escola pública. Mulheres são maioria das candidatas: elas respondem por 57,55% das inscrições. A análise do perfil dos inscritos mostra ainda que 57,99% concluíram o ensino médio e 21,3% completam o curso este ano.

Últimas de _legado_Educação