Por felipe.martins
Publicado 30/11/2015 23:10 | Atualizado 01/12/2015 01:02

Rio -  A Prefeitura do Rio divulgou nesta segunda-feira o calendário escolar do ano que vem para as escolas da rede. Como já era previsto, estudantes das escolas municipais terão férias durante a Olimpíada. O recesso nas unidades vai começar no dia 1º de agosto e vai até 28 do mesmo mês. O período de descanso também será adotado pelos 850 mil alunos da rede estadual. O retorno às aulas está programado para o dia 29.

Alunos das escolas da Prefeitura do Rio terão 28 dias de descansoDivulgação

A mudança no cronograma letivo é para tentar reduzir a quantidade de veículos na cidade durante os Jogos, que vão acontecer entre 5 e 21 de agosto. Já os colégios particulares têm autonomia para definir os dias de recesso, mas segundo o Sindicato das Escolas Particulares do Rio (Sinepe) a recomendação é para que os estabelecimentos de ensino também adiem as férias para agosto, paralisando as atividades entre os dias 8 e 22 daquele mês.

O recesso escolar em 2016 será maior do que o deste ano. Pelo novo calendário, as férias de meio de ano serão esticadas em mais uma semana. Inicialmente, o descanso estudantil iria até 22 de agosto. Este ano, os alunos da escola municipal pararam apenas uma semana, entre os dias 27 de julho e 3 de agosto.

Para que as férias coincidissem com os Jogos, sem que haja prejuízo no aprendizado, o ano letivo na rede pública terá início mais cedo, em 2 de fevereiro e vão terminar às vésperas do Natal, em 23 de dezembro. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, a mudança no cronograma não vai afetar os 200 dias letivos exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

Estão previstos mais dois feriados: 5 e 18 de agosto, quando ocorrem a cerimônia de abertura dos jogos, no Maracanã, e a prova de Triatlo, respectivamente. Além da capital, o adiamento do recesso será estendido aos colégios de Niterói. A mudança no calendário é apenas uma das ações que as duas prefeituras farão em conjunto tendo em vista a Olimpíada. Niterói deverá abrigar eventos paralelos, hospedar turistas e receber atletas de delegações.

Você pode gostar