Rio - Quase 3 mil unidades entre comerciais e residenciais serão lançadas pela construtora Calçada até dezembro. Os empreendimentos ficarão em bairros como Barra da Tijuca, Freguesia, Méier, Penha, Pontal e no Recreio dos Bandeirantes. São projetos voltados para as classes média e média-alta. Todos vão contar com financiamento bancário. O anúncio foi feito pelo presidente da Calçada, João Paulo de Matos, que também acaba de tomar posse como presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ).
Segundo João Paulo, o cenário é positivo para comprar imóveis para morar ou investir. Os juros estão mais acessíveis e o prazo de pagamento chega a 35 anos. A estabilidade no emprego e a melhorada renda dos brasileiros também contribuem para esse panorama. Ele enfatiza que não há risco de bolha imobiliária no País.
“Os preços dos imóveis no Rio estavam defasados e se ajustaram. Há bairros com valorização de 50%. Agora, estão se estabilizando. Os bancos aqui financiam, em média, 80% do valor da unidade, diferentemente do que acontecia nos Estados Unidos. Lá, o empréstimo era de 100% e tinham recursos para mobília e até para compra do carro”, lembra.
Tome nota
O Victoria Park, lançado em abril, no Recreio dos Bandeirantes, conta com mais de 20 itens de lazer. Serão 119 apartamentos de três quartos com até duas suítes, coberturas dúplex e lineares, além de apartamentos de térreo com garden.
O Illimitato Residenziale será lançado ainda este mês na Freguesia, em Jacarepaguá. O empreendimento, parceria da Calçada com a Newserrat, terá 84 unidades, com quatro ou cinco quartos, além de coberturas dúplex.