Para não tirar o destaque dos elementos de madeira da casa – entre os quais a escada em espiral –, as esquadrias de alumínio dos panos de vidro, assim como a estrutura do telhado, receberam pintura branca, o que tornou a casa mais contemporânea. No piso, o arquiteto também optou por um material claro, o mármore travertino serrado.
anto na escada, como na ponte que conduz os moradores da área social ao jardim, foi utilizada a madeira certificada Cumaru – nobre, de grande porte e de alta resistência e durabilidade.
Direto e reto
Durante a reforma da casa de campo em Guararema (SP), a arquiteta Cláudia Hypólito percebeu que havia um grande espaço subutilizado na área de passagem da sala de estar para o acesso à escada em ângulo reto e decidiu criar ali um bar.
Composta por vigas laterais de madeira, pintadas com esmalte branco, e degraus de madeira com acabamento em verniz, a escada formou um belo conjunto com o espelho de imbuia com detalhes em pastilhas de coco, de 2,08 m x 1,38 m, e a bandeja apoiada sob cavaletes.
“A bandeja utilizada como bar foi comprada especialmente para ocupar o local”, conta Cláudia, que escolheu o estilo arquitetônico contemporâneo para o projeto, associando acabamentos rústicos e sofisticados.
As informações são de Lila de Oliveira