Saiba os cuidados para tomar antes de fechar a compra do imóvel

Examinar regulamento interno, no caso de condomínio, e calcular bem as prestações e reajustes estão entre as dicas

Por O Dia

Rio - Quem for comprar imóvel deve ficar atento a alguns cuidados importantes. Antes de efetuar o pagamento do sinal, no caso de condomínios, é recomendável examinar a escritura de convenção e o regulamento interno. Saber como é a forma de rateio das contribuições condominiais e o uso das áreas de estacionamento e guarda de veículos também são importantes.

Entre os imóveis à venda que mostram de forma clara suas condições está o Soho Residence%2C na Barra da Tijuca%2C da BrookfieldDivulgação

“Para evitar surpresas o comprador deve estar ciente do valor e da sua obrigação de pagar o Imposto sobre Transações de Bens Imóveis (ITBI) devido ao município ao fazer a escritura definitiva de venda e compra. Deve atentar ainda para o valor das custas correspondentes à lavratura do ato e ao registro do título no Cartório Imobiliário”, informa o advogado Ivan Gonçalves do escritório Wellington Euclydes de Souza & Advogados Associados.

Especialista em gestão imobiliária da Rio Imóveis Prime, Cristina Figueiredo diz que há de se ter cuidado com o cálculo das prestações e seus reajustes, além de algumas parcelas que serão mais altas de tempos em tempos.

“Tudo tem que estar previsto no orçamento. De preferência, que já se tenha reserva para o caso de qualquer imprevisto, como o desemprego. Por isso, não aconselho que faça um financiamento, se para pagá-lo, vai depender de receber o salário”, orienta.

Entre os empreendimentos à venda no Rio que mostram de forma detalhada suas condições está o Soho Residence, na Barra, da Brookfield Incorporações. O residencial tem apartamentos de um, dois, três e quatro quartos com o valor é a partir de R$ 583.100.

O Village Vert%2C da construtora Fmac%2C será lançado em janeiro. Acima%2C a varanda gourmet do condomínioDivulgação

Internet ajuda muito na hora de pesquisar

Rodolfo Machado, diretor da construtora Fmac, diz que pesquisar é a principal dica para não errar na compra de um imóvel, tanto na questão financeira quanto no que se refere a documentação.

“A internet ajuda na pesquisa, mas ir ao bairro e visitar os estandes é essencial. É importante conhecer a construtora, a qualidade de acabamento e os prazos de entrega”, orienta o diretor da Fmac, que lança em janeiro o Village Vert, condomínio, na Freguesia, Zona Oeste do Rio.

“A melhor dica é estar atento às melhores ofertas procurando sempre uma empresa devidamente autorizada”, explica Sandro Sawala, diretor da Sawala Imobiliária.

Segundo o advogado Ivan Gonçalves, do escritório Wellington Euclydes de Souza, dentre as causas que podem inviabilizar a conclusão do contrato, destaque-se a situação jurídica do vendedor e do imóvel.

“Daí ser desaconselhável pagar o sinal antes do exame de toda a documentação pertinente”, explica.

Últimas de _legado_Imóveis