Por bferreira

Rio - Em sua primeira viagem internacional desde que foi eleito, o líder da Igreja Católica, Papa Francisco, chegará ao Rio de Janeiro hoje para conduzir dois milhões de fiéis na Jornada Mundial da Juventude. Até dia 28, cariocas e turistas devem se preparar para as mudanças no trânsito e no funcionamento de repartições públicas, agências bancárias e comércio. Metrô, trens e ônibus também estarão operando em horários especiais para atender o público extra. Motoristas devem ficar atentos aos bloqueios de vias pela cidade e à proibição de locais para estacionar, principalmente, no Centro da cidade, Copacabana e Guaratiba. O esquema de trânsito será semelhante ao do Réveillon. Na quinta e na sexta-feira, será feriado na cidade. E amanhã e no dia 29, haverá feriados parciais. Confira os horários abaixo antes de se programar. Clientes bancários devem ficar atentos ao horário de funcionamento das agências a cada dia. Em alguns bancos as agências não abrem e, em outros, funcionam em horários diferentes. Dia 29, por exemplo, atendem a partir de meio-dia.

Até o encerramento da Jornada, fiéis terão várias oportunidades de ver Sua Santidade bem de perto. Nos próximos dias, o Papa desfilará pela orla de Copacabana, onde será celebrada a Via-Sacra, visitará a favela da Varginha, no Complexo de Manguinhos, irá a Aparecida, em São Paulo, e encerrará o evento em Guaratiba, palco da missa campal.

OS FERIADOS

TERÇA-FEIRA (23)
Feriado parcial a partir das 16h

QUINTA E SEXTA-FEIRA (25 e 26)
Feriado municipal o dia todo, decretado pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

SEGUNDA-FEIRA (29)
Feriado parcial até 12h

O QUE ABRE
Apesar dos feriados, o comércio de rua como bares, restaurantes, centros comerciais e shoppings centers, galerias, estabelecimentos culturais e pontos turísticos funcionarão normalmente de amanhã até o dia 29. As unidades de saúde, incluídos hospitais, UPAs, clínicas da família e postos de saúde, funcionarão normalmente.

ROTEIRO DIA A DIA

HOJE

Papa percorre ruas do Centro. O fechamento começa às 15h com liberação prevista para as 18h. A partir das 14h haverá bloqueio da Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, nos dois sentidos e do Túnel Santa Bárbara sentido Z. Sul devido à recepção ao Papa.

A partir das 15h
A circulação de veículos é proibida nas vias: Av. República do Chile; Av. Almirante Barroso; Av. Rio Branco; Rua Araújo Porto Alegre; Av. Graça Aranha; Av. Nilo Peçanha; Rua Manoel de Carvalho; Av. Treze de Maio; Rua Senador Dantas; Rua Lélio Gama; Rua Evaristo da Veiga; Rua México, a partir da Rua Santa Luzia; Rua dos Arcos; Assembleia; Pr. Vargas, pista lateral a partir da Av. Passos até a Av. Rio Branco, sentido Candelária; Rua Buenos Aires, entre 1º de Março e Av. Rio Branco; Rua Sete de Setembro, entre Quitanda e Av. Rio Branco; Rua São José, entre a Quitanda e a Av. Nilo Peçanha.

Metrô
Funciona normalmente. Para acessar as ruas por onde passará o Papa, o desembarque será nas estações Carioca e Cinelândia.

Trens
Funcionam normalmente.

AMANHÃ

Trens
Viagens adicionais, entre 22h e 1h.

Bancos
Abertos das 10h às 16h.

Principais interdições em Copa:

A partir de 14h
Pista da Avenida Atlântica junto à orla até o Leme.
Inversão de mão na Avenida Atlântica na pista junto às edificações, a partir de 16h.
Bloqueio da Av. Atlântica, em ambas as pistas, entre a Rua Figueiredo Magalhães e Av. Prado Junior até o término do evento.

No sentido Botafogo haverá desvio pela Figueiredo Magalhães até a Av. N. S. de Copacabana.
Fluxo do tráfego no sentido Ipanema poderá acessar a Av. Atlântica a partir da Rua Santa Clara.

Só veículos autorizados, relacionados ao evento e identificados, circulam nas áreas bloqueadas.

QUARTA-FEIRA

Metrô
A operação será normal.

Trens
Circulação normal.

Bancos
Entre as 10h e 16 horas.

QUINTA E SEXTA-FEIRA

Metrô
A operação do metrô começa às 7h e segue normalmente até o meio-dia. A partir do meio-dia, começa a operação especial. Para as viagens de ida, a Linha 1 vai da Saens Peña à estação Siqueira Campos, sendo que para melhorar o fluxo de passageiros, extraordinariamente os trens não vão parar na estação Botafogo. Os usuários que vão para os eventos na praia deverão desembarcar na Cardeal Arcoverde ou Siqueira Campos. A Linha 2 vai da Pavuna a Botafogo. Viagens de ida vão de 12h às 19h. As estações Botafogo e Cardeal Arcoverde estarão fechadas para embarque. Quem desejar sair de Copa terá como opção a estação Siqueira Campos. Entre 19h e 0h dos dois dias, estarão abertas para embarque. As demais estações entre Flamengo e Saens Peña (Linha 1) e Flamengo e Pavuna (Linha 2). Nas estações Botafogo, Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos o embarque será só com o Cartão Horário. Apenas os acessos principais estarão abertos e o número de bilheterias será menor do que os dos dias úteis. O cartão especial pode ser adquirido até quarta-feira, nas estações Pavuna, Maracanã, Praça Onze, Central, Carioca e Glória.

Ônibus regulares
A partir das 14h, passageiros deverão desembarcar em bolsões na Enseada de Botafogo e na Rua Prudente de Morais, em Ipanema. Caminharão até Copa.

Ônibus fretados
Ônibus que vierem apenas para os eventos de Copacabana devem se dirigir à Cidade Universitária (Fundão).Os peregrinos seguirão para Copacabana em linha criada para o evento. Ao término, os peregrinos devem retornar ao Fundão na mesma linha.

Principais interdições:

A partir da meia-noite
Bloqueio da pista da Av. Atlântica junto à orla;
Inversão de mão na Av. Atlântica na pista junto às edificações;

A partir das 12h (exceto ônibus regulares e táxis)
Fechamento total dos acessos a Copacabana:
Ipanema (Francisco Otaviano e Francisco Sá)
Lagoa (Corte de Cantagalo); Túnel Velho, Enseada de Botafogo; Ipanema/ Leblon: Fechamento da pista junto à orla e reversível na pista junto as edificações

A partir das 14h
Bloqueio total de Copacabana, inclusive para ônibus e táxis.
Fechamento Aterro do Flamengo e Enseada de Botafogo
Enseada de Botafogo.
Só veículos autorizados, relacionados ao evento e identificados, poderão circular nos bloqueios.

Trens
Funcionamento 24 horas. Trens extras para Central entre 12h e 16h e de 20h a 4h (sentido contrário). Na sexta, trens extras, de manhã.

Bancos
Fecham no Rio.

Em Guaratiba

BRT
Peregrinos usarão a ligação Alvorada – Recreio Shopping, desembarcando na estação Recreio Shopping. Da estação até o local do
evento, terão de caminhar 13km, pelo seguinte percurso: Av. das Américas, Túnel da Grota Funda, Av. Dom João VI e Est. da Matriz.

Trens
Estações Santa Cruz e Campo Grande e caminhar 13km até o Campus Fidei.
Pela estação Santa Cruz deve-se fazer o seguinte percurso: Rua Felipe Cardoso, Estrada da Pedra e Avenida Dom João VI.

Pela Estação Campo Grande a rota de caminhada passa pelas vias: Rua Eng. Trindade, Rua Augusto de Vasconcelos, Amaral Costa, Av. Cesário de Melo, Rua Tatuoca, Rua Uruna, Rua Jiçara, Estr. da Cambota, Estr. do Monteiro (pista sentido Campo Grande), Estr. do Mato Alto, Rua Campo Formoso (sentido Campo Grande), Estr. do Mato Alto (sentido Barra) e Av. Dom João VI.

Interdições
A partir das 12h;

SÁBADO

Tribunal de Justiça
Na área destinada aos órgãos públicos, nos dias 27 e 28, próximo ao Campo da Fé, em Guaratiba. Sábado das 11h às 3h do dia seguinte.

Interdições
À partir de meia-noite.

DOMINGO

Tribunal de Justiça
Das 9h às 17h.

Trens
Composições adicionais durante toda a operação comercial. Serão 18 mil lugares adicionais, por hora, no ramal Santa Cruz em função da Missa do Papa no Campo da Fé, em Guaratiba. As composições sairão das estações Campo Grande e Santa Cruz, a partir das 14h30.

SEGUNDA-FEIRA

Bancos
Abrem a partir do meio-dia.

Você pode gostar