Por cadu.bruno

Vaticano - O avião que traz o Papa Francisco de Roma para o Rio de Janeiro - onde presidirá a 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) - decolou às 8h55 (3h55 no horário de Brasília).

O avião - um Airbus A330, da companhia italiana Alitalia deve aterrissar no aeroporto Antônio Carlos Jobim no Rio de Janeiro às 16h local, após percorrer os 9.200 quilômetros que separam ambas as cidades.

Papa embarca rumo ao RioReuters

O Papa expressou em sua conta na rede social Twitter, enquanto voava rumo a Brasil, sua "alegria" porque em breve estará no Rio de Janeiro para se encontrar com os jovens por ocasião da JMJ.

"Dentro de algumas horas chego ao Brasil, e já sinto o coração cheio de alegria por em breve estar celebrando com vocês a 28ª JMJ", se lê no tweet do papa argentino, que escreveu durante o voo rumo ao Rio de Janeiro.

Pontífice em carro aberto pelas ruas do Rio

O Papa chegará ao Rio, às 16h, e se dirigirá à Catedral Metropolitana. Lá, embarca no papamóvel, aberto, em trajeto de 1 quilômetro até o Theatro Municipal. O percurso segue pelas seguintes avenidas ou ruas: República do Chile, Rio Branco, Araújo Porto Alegre, Graça Aranha, Nilo Peçanha, novamente Rio Branco (até o teatro).

Do Municipal, o Papa embarca em carro fechado até o 3º Comando Aéreo Regional, de onde segue de helicóptero para o Palácio Guanabara, sede do governo estadual, onde será recebido por autoridades. Além da presidenta Dilma Rousseff, do vice-presidente Michel Temer, do governador Sérgio Cabral, estarão na solenidade mais oito governadores e 650 convidados.

Para facilitar o deslocamento do Papa, o trânsito será interrompido em ruas do Centro a partir das 15h desta segunda-feira. O estacionamento de veículos já se encontra vedado no percurso do papamóvel.

Neste domingo, o prefeito Eduardo Paes fez um apelo para que a população não vá de carro ao trabalho e use o transporte público para se locomover, em uma tentativa de minimizar congestionamentos.

Você pode gostar