Por bferreira

Rio - Uma simulação das ações de segurança que serão implantadas na cidade durante a visita do Papa, na próxima quarta-feira, aconteceu ontem em Aparecida, São Paulo. Dela participaram aproximadamente cinco mil homens das Forças Armadas.

Durante todo o treinamento, foi utilizada uma aeronave com olho de águia, um dispositivo que permite acompanhar imagens da área sobrevoada com bastante nitidez em uma central de controle. Além de simularem a chegada do Pontífice pela manhã, os militares treinaram ações no caso de ocorrências com artefatos suspeitos. Chegaram até a isolar a área usada no exercício. Também foram realizadas atividades de defesa química, biológica, radiológica e nuclear.

Segundo a Aeronáutica, na operação de segurança do Papa em Aparecida serão empregadas ao menos 305 viaturas, cinco aeronaves e quatro embarcações da Marinha. A operação terá uma estrutura aérea semelhante à empregada na Copa das Confederações.

AGENDA DO PAPA

HOJE
Chega ao Rio às 16h15, na Base Aérea do Galeão. Às 17h, segue da Catedral Metropolitana para o Theatro Municipal de papamóvel. Faz saudação e vai para o Terceiro Comando Aéreo Regional, no Castelo. Segue de helicóptero até o Palácio da Guanabara e se encontra com a presidenta Dilma Rousseff para cerimônia de boas-vindas.

TERÇA-FEIRA
Não tem evento público.

QUARTA-FEIRA
Às 8h15, vai de helicóptero para Aparecida. Volta às 17h30m e vai ao Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, inaugurar centro de tratamento de usuários de crack.

QUINTA-FEIRA
Às 9h45, recebe as chaves da cidade no Palácio da Cidade e abençoa a bandeira dos Jogos de 2016. Às 11h, vai a Manguinhos, visita a comunidade de Varginha e discursa em campo de futebol. Às 17h30, chega de helicóptero ao Forte de Copacabana. De papamóvel, percorre do Posto 6 até o Leme. Às 18h, chega ao palco de Copacabana para a acolhida aos jovens, o 2º ato central da JMJ.

SEXTA-FEIRA
Às 10h, ouve confissão de cinco jovens na Quinta da Boa Vista. Às 11h30, se encontra com jovens detentos no Palácio São Joaquim, na Zona Sul, residência do arcebispo do Rio. Lá, reza a oração do Ângelus. Às 17h25, chega ao Forte de Copacabana. De papamóvel, percorre do Posto 6 até o Leme. Às 18h, chega ao palco, onde acompanha a encenação da Via-Sacra.

SÁBADO
Às 9h, celebra missa com os bispos na Catedral de São Sebastião, no Centro. Às 11h30m, discursa no Theatro Municipal. Às 13h30m, participa de almoço fechado no Sumaré. Às 19h30, chega de helicóptero a Guaratiba para a Vigília de Oração com jovens.

DOMINGO
Ao meio-dia, em Guaratiba, realiza a oração do Ângelus com os peregrinos. Às 17h30, participa de encontro com voluntários da JMJ no Riocentro, na Zona Oeste. Às 18h30, faz discurso de despedidano Aeroporto do Galeão. Às 19h, retorna a Roma.

Você pode gostar