Por tamyres.matos

Aparecida (SP) - Jovens do mundo inteiro aguardam, desde terça-feira, com alegria e expectativa, a chegada do Papa Francisco a Aparecida (SP), onde ele celebra missa no Santuário Nacional, às 10h30 desta quarta-feira. Mais de dez mil pessoas se concentravam em vigília no início da noite de ontem. Vindos de todas as partes do planeta, os peregrinos eram só festa, ignorando o incidente de domingo, quando uma bomba de fabricação caseira e com alto poder de destruição, segundo a polícia, foi achada num dos banheiros da basílica.

“Estamos unidos na paz e em oração. Esperamos que todos nós, não só os brasileiros, encontrem seu caminho de fé”, disse o italiano Jean Carlo Cadamuro, de 63 anos, que, comandava um grupo de 50 jovens de Veneza. “Ele é tão jovem como nós. É uma celebração incrível, única, universal”, completou o conterrâneo de Jean, John Strada, 22.

Jovens de diversas partes do país e do mundo estão na expectativa para receber o Papa Francisco no Santuário Nacional de AparecidaSeverino Silva / Agência O Dia

Pelo menos cinco mil homens das Forças Armadas e polícias Federal e Militar fazem a segurança. Suspeitos são revistados e, a cada setor, as pessoas têm que se identificar. Helicópteros sobrevoam a região a todo momento. A preocupação com possíveis protestos, como o dos sem-teto, já anunciado, deixa a polícia ainda mais atenta.

O tempo nublado e frio, abaixo de 20 graus, não assustou os católicos. “Estamos aqui para o que der e vier, faça sol, frio ou chuva. O Papa Francisco nos inspira, nos ensina a ser humildes e voltados totalmente para a paz, que o povo brasileiro tanto precisa neste momento”, disse o pernambucano Paulo Ricardo da Silva, 23 anos.

Avião militar em vez de carro

O Papa vai sair do Rio em um avião da FAB, desembarcar em São José dos Campos e de lá seguir de helicóptero até Aparecida. Inicialmente, estava previsto que ele iria de carro, mas o mau tempo mudou os planos.

Depois da missa de 10h30, o Sumo Pontífice vai percorrer as principais ruas da cidade do interior paulista de papamóvel, a partir de 12h30. Francisco deixará a cidade às 16h30, para voltar ao Rio de Janeiro.


Você pode gostar