Por cadu.bruno

Rio - O feirante Roque Estevão da Cruz, de 72 anos, chama a atenção de quem passa pela residência oficial do Papa Francisco, no Sumaré, na tarde desta terça-feira. O idoso, que trabalha como feirante em Aracaju, está vestido como Papa e tenta receber doações para comprar uma caminhonete nova e reformar a casa. Ele diz que veio de carro até o Rio, em viagem que durou três dias.

Sergipano chamou a atenção com sua fantasia de papaAlessandro Costa / Agência O Dia

"Vim vestido de papa para homenageá-lo. Queria conversar com ele e ganhar um abraço do Papa Francisco. Vim de Sergipe de carro e foi uma viagem de três dias, cansativa, mas valeu a pena", disse.

Roque diz que usa sua velha caminhonete para vender frutas e legumes numa feira em Aracaju. Em Copacabana, muitos confundiram o feirante com o pontífice argentino. "Cheguei até a tirar fotos com crianças", contou o falso papa, que teve a roupa feita sob medida no Nordeste.

JMJ conta com 355 mil inscritos

O número total de inscritos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) já chega a 355 mil. Os dados atualizados foram divulgados durante coletiva de imprensa realizada pelos organizadores da JMJ na manhã desta terça-feira. De acordo com ele, peregrinos de 175 países participam do evento.

O Brasil está na primeira posição do ranking, com 220 mil participantes, sendo 60% do Sudeste. Em segundo lugar está a Argentina, com 23 mil inscritos. Os Estados Unidos conta com a terceira posição, com 10.800 peregrinos.

Na quarta posição está o Chile, com 9.200 participantes; a Itália soma 7.706 fiéis; e Venezuela conta com 6.173. França, Peru, Paraguai e México também estão entre os 10 países com maior número de participantes.

Em relação à hospedagem, 127 mil vagas foram disponibilizadas em casas de família e cerca de 200 mil em hoteis.

Segundo o porta-voz da JMJ, Benjamim Paz, seis mil jornalistas foram credenciados para participar da cobertura do evento. Ele também comentou a manifestação realizada nos arredores do Palácio Guanabara, em Laranjeiras, durante a visita do Papa, que terminou em confronto. "Todos têm direito de se expressas, desde que respeitam as outras pessoas", disse.

O jovem paraguaio Fabrízio Batista, de 16 anos, está hospedado em Niterói, Região Metropolitana do Rio, e fez uma tatuagem de henna do símbolo da Jornada na panturrilha, na paróquinha de Santa Terezinha.

'Papa Francisco tomou sorvete no café da manhã', diz padre

O Papa Francisco tomou café da manhã desta terça-feira na residência oficial do Sumaré com direito a sorvete italiano. A informação é do padre Jorge Luiz Neves, mais conhecido como padre Jorjão, da Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. De acordo com ele, depois da "maratona" desta segunda, o pontífice apenas descansa.

Medalha comemorativa foi lançada nesta terçaAlessandro Costa / Agência O Dia

"Tive contato com Papa ontem (segunda) na Base Aérea e hoje (terça) soube que ele celebrou uma missa, tomou café da manhã com direito a sorvete italiano. Agora ele está escrevendo seus discursos", revelou.

O padre participou da cerimônia de lançamento da medalha comemorativa da visita do Papa, na manhã desta terça, na residência oficial do Sumaré. O evento seria realizado no Corcovado, mas por conta do mau tempo foi transferido. O Papa Francisco não participou do ato.

O lançamento da medalha contou com apresentação de jovens do coral da paróquia Nossa Senhora da Paz. A medalha lançada, de 50 mm de diâmetro, tem a imagem do Papa Francisco de um lado e do outro a Candelária e a Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Você pode gostar