Explosão mata 10 civis e fere 12 no Afeganistão

ONU divulga relatório com um total de 2.759 mortos e 4.805 feridos em guerras no ano de 2012 no Afeganistão

Por O Dia

Clique para editar o texto

Afeganistão - Pelo menos dez civis morreram e outros 12 ficaram feridos por uma explosão nesta segunda-feira de uma mina durante a passagem da caminhonete na qual viajavam na província de Kandahar, no sul do Afeganistão, informou uma fonte policial. A detonação aconteceu no distrito de Marouf, segundo o diretor da polícia provincial, Abdul Raziq, que detalhou que entre os mortos havia quatro mulheres e três crianças.

A fonte contou que a bomba havia sido colocada pelos talibãs, mas não foi possível confirmar a acusação. Os artefatos explosivos improvisados (IED, na sigla em inglês) são, ao lado dos atentados suicidas, os métodos mais recorrentes dos talibãs para atacar as forças afegãs e internacionais, embora na prática causem um elevado número de vítimas civis.

Segundo relatório da ONU publicado em fevereiro, a guerra no Afeganistão deixou ao longo de 2012 um total de 2.759 civis mortos e 4.805 feridos. De acordo com o relatório, a maior ameaça para os civis no Afeganistão no ano passado foram os IED, que causaram a morte de 868 civis feriram 1.663. No Afeganistão está em andamento o processo de retirada das tropas internacionais, que deve terminar em 2014 se forem cumpridos os prazos previstos.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência