Por juliana.stefanelli
Holanda - Mais de mil restaurantes, lojas e açougues venderam carne bovina misturada com carne de cavalo não apta para o consumo na Holanda, informou nesta terça-feira a emissora de televisão "NOS". Segundo a fonte, todos estes estabelecimentos, 900 empresas de alimentação, 159 lojas, 25 açougues e um armazém receberam a provisão de carne da atacadista Selten, com sede na cidade de Oss.
Os dados foram facilitados pela Autoridade de Segurança de Produtos do Consumidor e Alimentos do país (NVWA), que não revelou os nomes dos comércios afetados. No último dia 10 de abril, o órgão já havia retirado 10 milhões de quilos de carne devido à falta de especificações na origem do produto.
Publicidade
No total, calcula-se que até 50 milhões de quilos de carne bovina foram misturado com carne de cavalo entre os dias 1º de janeiro de 2011 e 15 de fevereiro de 2013 em toda Europa através do atacadista Selten. A NVWA realiza uma rigorosa investigação para apurar o ocorrido, sendo que os resultados serão revelados no final de mês.