Por tabata.uchoa

Turquia - O presidente da Turquia, Abdullah Gül, pediu neste sábado "maturidade" em meio à tensão surgida pelos violentos enfrentamentos entre milhares de manifestantes, que protestam contra a destruição de um parque público em Istambul, e a polícia.

Gül disse em comunicado que ter pontos de vista e opiniões diferentes "é a riqueza de uma sociedade democrática" e acrescentou que "o importante é discutir de forma civilizada e é preciso estar aberto ao diálogo e escutar opiniões diferentes".

O presidente também pediu que os manifestantes de Istambul e de outras cidades do país reajam "com bom senso, calma e sem abusar dos direitos". O presidente turco assegurou que compartilha sua opinião com o governo e destacou que os incidentes da praça Taksim atingiram um nível preocupante, por isso "todos devem atuar com maturidade para acalmar a situação".

Istambul vive hoje pelo segundo dia violentas manifestações, originadas em um protesto contra a destruição de um parque mas que se transformaram em antigovernamentais, com dimensões jamais vistas desde a chegada ao poder do partido islamita AKP, em 2003.

Você pode gostar