Você sabe lavar suas mãos?

Estudo mostra que 95% das pessoas não conseguem e, por isso, estão expostas a doenças

Por O Dia

Rio - Quinze segundos: este é o tempo necessário para lavar direito as mãos e evitar doenças como gripe, diarreia e infecções. Estudo da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, aponta que 95% das pessoas não realiza a tarefa da forma adequada. Para evitar que a falta de higiene contamine os brasileiros, profissionais da saúde também alertam para a importância de manter as mãos limpas.

Publicado essa semana na revista científica ‘Journal of Environmental Health’, o estudo analisou o comportamento de 3.479 pessoas depois de utilizarem o banheiro em locais públicos. Delas, 33% não usaram sabão e 10% sequer molharam as mãos após deixarem a cabine.

Bom hábito previne gripes%2C conjuntivites%2C diarreias e várias infecções Banco de imagens

De acordo com Alexandre Chieppe, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, entre as doenças mais comuns ligadas à falta de higiene das mãos estão gripe, conjuntivites viral e bacteriana, diarreia, infecções e parasitas intestinais.

“Alguns microorganismos podem permanecer nas mãos por até 24 horas, por isso é importante lavá-las bem antes de colocá-las em contato com a boca, o nariz e os olhos”.

Já a infectologista Letícia Janotti, do Hospital São Francisco de Assis, afirma que “lavar as mãos é a forma mais eficiente de evitar doenças infecto-contagiosas”. Segundo a médica, mesmo que não apresente sintomas, o indivíduo que não lava as mãos pode transportar germes e vírus capazes de infectar outras pessoas.

Por isso, para manter as mãos e a consciência limpas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda lavar mãos e pulsos, esfregando muito bem por um tempo de 15 a 30 segundos.

ORIENTAÇÕES

ANTES DE LAVAR
Retire acessórios como anéis, pulseiras e relógios, que carregam sujeira e dificultam a higienização correta da pele.

ENSABOANDO
Com 5 ml de sabão, faça movimentos circulares esfregando as palmas e o dorso das mãos. Não se esqueça limpar o espaço entre os dedos, os punhos e polegares.

SECAGEM
Utilize papel toalha descartável para secar as mãos e para fechar torneiras manuais.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência