Casa Branca pede à Rússia que extradite Snowden aos EUA

Edward Snowden aterrissou no domingo à noite em Moscou procedente de Hong Kong

Por O Dia

Washington - A Casa Branca pediu nesta segunda-feira à Rússia que extradite Edward Snowden para os Estados Unidos, para que o jovem possa fazer frente neste país aos "crimes" dos quais é acusado por vazar informações sigiliosas sobre programas secretos de espionagem.

"Esperamos que a Rússia revise todas as opções disponíveis para expulsar Snowden", disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, em entrevista coletiva. A última informação que se tem de Snowden, ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA e do FBI, é que aterrissou no domingo à noite em Moscou procedente de Hong Kong.

Edward Snowden revelou a existência de programas de espionagem dos EUAEfe


Carney afirmou que o governo americano acredita que Snowden, que solicitou asilo ao Equador, continua em território russo. Entre EUA e Rússia existe "uma forte relação de cooperação" e Washington expulsou em várias ocasiões "criminosos" reivindicados por Moscou, lembrou o porta-voz do presidente Barack Obama.

O porta-voz também criticou as tentativas de Snowden "de escapar da justiça" e acrescentou que seu vazamento a dois jornais dos programas secretos de espionagem dos EUA "está danificando extremamente" a segurança nacional.

"As implicações de revelar este tipo de informação são muito profundas", advertiu Carney, que comentou que os Estados Unidos estão em contato "com outros governos" sobre este caso, sem especificar quais.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência