Por julia.amin

Bogotá (Colômbia) - Uma retrospectiva do artista brasileiro Vik Muniz, composta por cerca de uma centena de fotografias suas, será exibida no Museu de Arte do Banco da República da Colômbia a partir da próxima semana, informaram nesta terça-feira os organizadores.

Obra de Vik Muniz para a novela Passione da TV GloboReprodução


Muniz, um dos artistas contemporâneos mais destacados do mundo, utiliza em suas obras materiais e imagens de todo tipo e questiona, com ironia e muito senso do humor, a função e o sentido da fotografia na atualidade. As obras do artista podem ter desde feijões, chocolate e caviar até diamantes ou lixo. Qualquer material é válido para Vik Muniz, segundo os organizadores da mostra, que o público de Bogotá poderá ver entre 2 de agosto e 28 de outubro.

Em suas obras é possível encontrar personagens da cultura popular como Drácula, Frankenstein e Elizabeth Taylor, obras de arte de pintores como Edward Hopper, Caravaggio e Andy Warhol, e inclusive imagens com uma alta conotação política como fotos da Guerra do Vietnã. "Mostrar a exposição na Colômbia me põe em contato com uma cultura que, geograficamente falando, compartilhou constantemente situações políticas e culturais com a minha, mas que, de maneira admirável, conseguiu preservar uma identidade local muito forte", explicou Muniz, citado em comunicado do Banco da Colômbia.

Você pode gostar