Por juliana.stefanelli

Assunção (Paraguai) - Agentes paraguaios apreenderam duas toneladas de maconha no distrito de Itakyry, no departamento de Alto Paraná, próximo à fronteira com o Brasil, informou nesta quinta-feira a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad). As autoridades encontraram a droga em três campos de coleta clandestina em uma zona florestosa do distrito, afirma a Senad em comunicado.

Na operação, os efeticos encontraram e incineraram duas toneladas de maconha prensada, 15 quilos de sementes da planta e 17 prensas rústicas para o preparo do entorpecente. Segundo a Senad, a droga tinha o Brasil como destino, onde poderia chegar a um valor de US$ 200 mil. O Paraguai é o principal produtor de maconha da América do Sul e as redes de narcotráfico do Brasil, seus principais clientes.

Os departamentos paraguaios fronteiriços com o Brasil, como Alto Parabá e Amambay, são os que mais plantações ilegais de maconha escondem, segundo a Secretaria Antidroga paraguaia. Neste ano, o Governo expropriou cerca de 250 toneladas da erva em distintas operações, mais do que durante todo o ano de 2012, quando foram apreendidas 128 toneladas no total, segundo um porta-voz da Senad.

Você pode gostar