Comer bem aumenta chance de fertilidade

Alimentos ricos em nutrientes podem proteger DNA de homens com idade acima dos quarenta anos

Por O Dia

Laranja, fonte de vitamina C, deve ser consumida por homens a fim de aumentar a fertilidadeReprodução Internet

Rio - A fertilidade masculina pode ser preservada dos efeitos do envelhecimento por simples ajuste de dieta. Segundo estudos, homens com uma dieta rica em frutas, legumes, peixes e nozes mostraram menos sinais de danos ao DNA de seus espermas do que aqueles que evitaram esses alimentos ao longo da vida.

Pesquisas anteriores já haviam mostrado que quanto mais velho é o homem, maiores são as chances de fragmentação de DNA e rearranjos cromossômicos no espermatozóide.

Alguns do nutrientes como a vitamina C, seja ela em alimentos ou suplementos, podem evitar danos genéticos. Outros como o zinco, têm um papel na integridade do esperma.

Já outros alimentos como a carne devem ser ingeridos na dieta com cuidado, pois através dela, compostos de estrogênio deslizam na cadeia alimentar, o que pode ter um efeito nocivo no desenvolvimento dos espermatozóides.

De acordo com a SNS, cerca de 3,5 milhões de casais no Reino Unido tem dificuldades de concepção. Etima-se que 25 por cento da infertilidade em casais é devido a pobre qualidade do sémen, o fluído contendo espermatozóides.

O tratamento para fertilidade pode ser altamente bem sucedido, mas geralmente é caro e demorado. Por isso, médicos e pesquisadores cada vez mais investem e acreditam no potencial que uma dieta rica em nutrientes, possa ser o melhor tratamento e prevenção para infertilidade.

Um recente estudo mostrou que homens com idade acima de 44 anos com maior ingestão de vitamina C encontradas em alimentos como laranja, morango, pimentão, brócolis e batatas mostraram vinte por cento menos danos ao DNA dos espermatozóides do que homens que não consomem esses alimentos.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência