Jovem morre de peste bubônica após comer carne de marmota

Doença dizimou população européia no século XIV. 131 pessoas que tiveram contato com adolescente do Quirguistão estão em quarentena

Por O Dia

Quirguistão - Um jovem morreu de peste bubônica no Quirguistão. Isakunov, de 15 anos, contraiu a doença após comer um churrasco com de carne de marmota contaminada. O caso foi publicado pelo jornal britânico The Guardian nesta terça-feira.

MarmotaReprodução Internet


Além do menino, uma jovem e duas crianças, que tiveram contato direto com Isakunov, foram internadas com febre alta e inchaços na região do pescoço e axilas. Apesar da morte do menino ser considerada um caso isolado, o governo do Quirguistão colocou 131 pessoas que também tiveram contato com o menino em quarentena.

Peste negra

A peste bubônica também é conhecida como "peste negra". A doença matou mais de 25 milhões de europeus no fim do século XVI. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela é causada pela bactéria Yersina, comum em roedores silvestres, como a marmota. A taxa de mortalidade da peste é de menos de 15% quando diagnosticada em fases iniciais. No entanto, ao atingir os pulmões, a doença pode matar em menos de 24 horas após o contágio.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência