Zico é estrela de campanha contra câncer de pênis

Sociedade Brasileira de Urologia alerta sobre os riscos da doença e diz que água e sabão são as melhores armas de prevenção

Por O Dia

Rio - A doença é séria, mas a prevenção ocorre com um simples gesto diário: banho. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) lança, amanhã, a ‘Campanha Câncer de Pênis Zero’ e alerta que a limpeza diária do órgão é a melhor forma de evitar o tumor.

Ídolo do Flamengo Zico é padrinho da campanha que vai até domingoRafael Arantes / Agência O Dia

O padrinho da ação que vai até domingo é o ex-jogador e ídolo do Flamengo, Zico. De acordo com o coordenador da campanha, João Carlos Azeredo, a doença tem relação direta com a falta de higiene. Isso porque o acúmulo de secreção no órgão, a longo prazo, pode gerar irritações que dão origem ao câncer.

“Faremos um trabalho de educação com agentes comunitários de saúde, médicos e pais sobre a prevenção à doença”, disse, acrescentando que, no Nordeste, onde a incidência do câncer é maior, serão realizados mutirões de diagnóstico e cirurgias.

O especialista lembra que pessoas que operaram fimose têm menos chances de desenvolver a doença. Segundo ele, o estreitamento do prepúcio é um fator de predisposição ao câncer peniano, assim como a infecção pelo vírus HPV.

De acordo com o Inca, mais da metade dos pacientes demora até um ano após as primeiras lesões aparecerem para procurar o médico. Segundo o Ministério da Saúde, há cerca de mil amputações de pênis por ano devido ao mal. O câncer pode ser confundido com alguma

Doença sexualmente transmissível (DST). Por isso é importante o paciente ir ao urologista que poderá fazer o diagnóstico correto, com a biópsia.

No Rio, o Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, é referência no atendimento a homens com câncer peniano. Para ter acesso ao ambulatório, os pacientes precisam ser encaminhados por alguma unidade de saúde.

SINTOMAS
Os principais sintomas são coceira, inflamação, perda de pigmentação ou manchas esbranquiçadas, caroços, lesões vermelhas e úlcera.

PREVENÇÃO
Lavar o pênis, diariamente, com água e sabão, principalmente após relações sexuais. Além disso, é importante fazer a cirurgia em caso de fimose. Pais devem observar se as crianças têm o problema.

AUTOEXAME
O autoexame deve ser feito mensalmente. O homem deve observar o surgimento de lesão e caroços no pênis.

TRATAMENTO
Dependendo da gravidade do câncer, o tratamento pode ser com cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Casos extremos só são resolvidos com amputação.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência