Presidente do Irã leva ‘sapatada’ em protesto

Opositores de Hassan Rouhani também jogaram ovos na chegada da viagem aos Estados Unidos, onde líder teve histórica conversa com Barack Obama por telefone

Por O Dia

Teerã - Um dia após a histórica conversa por telefone com o líder norte-americano Barack Obama — encerrando um silêncio de 34 anos —, o presidente do Irã, Hassan Rouhani, teve uma conturbada recepção na saída do Aeroporto de Teerã, neste sábado. Opositores e simpatizantes o aguardavam com faixas e cartazes. Os mais exaltados, contrários à reaproximação com os Estados Unidos, lançaram um sapato e ovos contra Rouhani. Apesar do susto, o presidente iraniano não se feriu.

A mídia iraniana noticiou que centenas de partidários de Rouhani, contentes com a intenção de “interação construtiva” com o mundo para acabar com o isolamento do Irã e reduzir as sanções punitiva, apareceram para saudar o presidente. Ele voltava de Nova York, onde participou da abertura da Assembleia-Geral da ONU.

Hassan Rouhani%2C cercado por seguranças%2C desembarca no Aeroporto de Teerã após viagem a Nova YorkEfe

Mas cerca de 100 opositores radicais também foram ‘receber’ Rouhani. Gritando “Morte à América”, frase comum desde a Revolução Islâmica de 1979, atiraram ovos e pedras em seu carro oficial em protesto contra a abertura diplomática.

Sexta-feira, Obama e Rouhani conversaram por telefone por 15 minutos. Era esperado um encontro com aperto de mãos, mas autoridades iranianas consideraram que a visita traria complicações para o país. Os dois presidentes conversaram sobre o controverso programa nuclear. O destino do desenvolvimento das armas, porém, não está nas mãos de Rouhani, mas na cabeça do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei.

ONU E SÍRIA

O Conselho de Segurança adotou resolução que exige a erradicação das armas químicas da Síria, mas não ameaça o presidente Bashar al-Assad com ação militar se seu governo não cumprir a determinação, numa nova derrota para Obama, que pressionava por um ‘ataque cirúrgico’.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência