João Paulo II será proclamado santo em abril

Papa Francisco anunciou que João XXIII também será canonizado no próximo ano

Por O Dia

Papa João Paulo II em 2002Efe

Cidade do Vaticano - Os papas João Paulo II (1920-2005) e João XXIII (1881-1963) serão canonizados no dia 27 de abril anunciou nesta segunda-feira o papa Francisco.

A data da canonização foi escolhida pelo papa Francisco durante o consistório realizado junto com os cardeais e corresponde ao primeiro domingo depois das comemorações da Semana Santa, quando a Igreja Católica celebra a festa da Divina Misericórdia.

Uma festa que instituiu o próprio Karol Wojtyla após tornar santa no ano de 2000 a freira polonesa Faustina Kowalska, conhecida como santa Teresa de Jesús. O papa Francisco fez alusão, sempre em latim, à vida de João Paulo II e de João XXIII.

A canonização do papa polonês veio em tempo recorde, mas seguiu todos os passos prescritos pela Igreja.

Quanto a João XXIII, o papa Francisco, que em seus seis meses de pontificado ressaltou em várias ocasiões a figura do "papa Bom", surpreendeu no dia 5 de julho passado ao anunciar que o proclamará santo sem esperar um milagre, em uma decisão inédita.

O porta-voz vaticano, Federico Lombardi, afirmou que Francisco, no caso de João XXIII, não tem dúvidas de sua santidade.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência