Por thiago.antunes
Publicado 01/10/2013 20:42

Rio - As pesquisas para descobrir tratamentos mais eficazes para o mal de Alzheimer avançam e alguns estudos já provam que é possível analisar se o paciente terá ou não demência no futuro. Mas para os pacientes acometidos pela doença, os tratamentos fisioterápicos podem garantir uma melhoria na qualidade de vida. Apesar de ser um distúrbio do sistema nervoso central, degenerativo e irreversível que leva a piora de funções cognitivas e funcionais, possui alguns estágios marcantes e são nestes momentos que a fisioterapia pode atuar com bons resultados.

“Os procedimentos fisioterápicos em paciente com o Mal de Alzheimer tem como objetivo manter o indivíduo mais ativo e independente possível, onde as atividades propostas assegurem que o paciente adquira maior independência e autonomia na realização de atividades de vida diária, como escovar dentes, pentear cabelo, tomar banho, pelo máximo de tempo possível”, afirma Roberta Lemos, professora de fisioterapia do Centro Universitário Celso Lisboa.

Segundo Roberta Lemos, o processo de reabilitação também inclui a orientação e realização de modificações ambientais necessárias, como as trocas de iluminação, pisos e até mesmo a retirada de tapetes soltos, animais de estimação com a mesma cor dos móveis. Estas alterações são necessárias, uma vez que os riscos eminentes devem ser calculados e evitados sempre que possível.

Para a professora, os objetivos da fisioterapia em pacientes com mal de Alzheimer incluem a diminuição do progresso e efeitos da doença; manutenção das capacidades cardio-pulmonares funcionais. Com o tratamento adequado também é possível evitar contraturas e encurtamentos musculares; imobilização no leito por longos períodos e fraqueza muscular e atrofia por desuso. Além de incentivar e promover o funcionamento motor e mobilidade; manter ou recuperar a independência funcional nas atividades de vida diária e orientar familiares e cuidadores quanto a possíveis complicações/riscos e evolução da doença.

Você pode gostar

Publicidade

Últimas notícias