China - Pelo menos uma pessoa morreu e outras oito ficaram feridas após a explosão nesta quarta-feira de uma série de bombas caseiras em frente à sede provincial do Partido Comunista da China na cidade de Taiyuan, capital da província de Shanxi, no centro do país, segundo informou a polícia local.
As explosões, que destruíram também vários veículos em frente à sede do partido, ocorreram por volta das 7h40 locais (21h40 de Brasília) e foram aparentemente causadas por artefatos de fabricação caseira, informou o governo provincial em seu site.
A polícia de Taiyuan informou que dos oito feridos, pelo menos um se encontra em estado grave.
A agência oficial chinesa, Xinhua, mencionou a presença de pequenas esferas metálicas espalhadas pelo local da explosão.
A televisão estatal chinesa, CFTV, afirmou que os artefatos estavam escondidos nos jardins e canteiros ao longo da rua onde está localizado o edifício oficial.

A explosão se transformou rapidamente em um dos temas mais comentados nas redes sociais chinesas, com fotos dos internautas mostrando veículos de bombeiros e ambulâncias na região.
A área foi isolada e a polícia está investigando o fato, que aconteceu apenas dez dias depois da morte de cinco pessoas na Praça de Praça da Paz Celestial em Pequim, quando um veículo atropelou alguns turistas e pegou fogo em frente ao retrato de Mao Tsé-tung na entrada da Cidade Proibida.
As autoridades chinesas classificaram aquele incidente como uma ação terrorista de membros da minoria uigur, de religião muçulmana e que vivem na província de Xinjiang.
Concretamente, o governo chinês atribuiu o ataque ao Movimento Islâmico do Turquestão Oriental (Mito), um grupo radical de Xinjiang.
O incidente desta quarta ocorreu faltando três dias para uma reunião importante da cúpula do partido comunista chinês, o 3º Plenário do Comitê Central no 18º Congresso, onde espera-se que as autoridades anunciem uma ampla série de reformas, a maioria delas econômicas.
Segundo Liu Guoliang, uma testemunha ocular citada pela "Xinhua", uma caminhonete explodiu e espalhou vários escombros em frente ao edifício oficial em Taiyuan.