Por joyce.caetano

São Paulo -  Autoridades dos Estados Unidos e do Irã mantiveram negociações bilaterais substanciais nesta quinta-feira com o objetivo de acabar com uma década de impasse sobre as ambições nucleares iranianas, disse um alto funcionário do Departamento de Estado norte-americano.

Os seis países - Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha - iniciaram dois dias de negociações na quinta-feira, na esperança de acabar com um impasse de uma década sobre as intenções nucleares iranianas.

A reunião de uma hora entre as delegações dos EUA e do Irã, liderada pela subsecretária norte-americana de Estado para Assuntos Políticos, Wendy Sherman, e o vice-chanceler iraniano, Abbas Araqchi, foi uma "conversa substancial e séria", disse o funcionário dos EUA.

O porta-voz da chefe de política externa da União Europeia, Catherine Ashton, afirmou que as potências mundiais estão "fazendo progressos". "Estamos fazendo progressos", afirmou Michael Mann, acrescentando que Ashton vai se reunir com o chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, na sexta-feira para garantir "mais tempo para trabalhar em algumas questões".

Ele disse que diplomatas dos seis países se reunirão na sexta-feira para preparar as negociações de Ashton com Zarif.

Você pode gostar