Rio - Manter uma posição incorreta ao dirigir pode causar sérios prejuízos ao corpo. Especialistas alertam que o risco se agrava com os engarrafamentos, já que o impacto repetitivo causa dores na coluna e até doença crônicas. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 80% da população tenham problemas lombares um dia: erros de postura causam a maioria das ocorrências.
“Alguns problemas são provocados por movimentos de torções da cervical que o motorista faz quando os espelhos retrovisores estão mal posicionados e a regulagem do volante e do banco está inadequada”, alerta o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna. Também é recomendado que a região lombar fique completamente apoiada no encosto. “Coluna ereta é o básico”, frisa o ortopedista Ilídio Pinheiro.

De acordo com o médico, por causa da sobrecarga dos discos intervertebrais, a lombar é a região mais afetada. “A coluna é uma pilha vertical. Qualquer força que exerça sobre ela, vai afetar a parte inferior”, explicou, ressaltando que o quadro se agrava entre indivíduos acima do peso. “Se a carga é maior, o corpo sofre mais”, disse. A causa é apontada pelo desequilíbrio entre as musculaturas abdominal e lombar.
Os primeiros sintomas de problemas na postura são formigamentos e dores em braços e pernas. Eles tendem a evoluir para problemas como escoliose (desvio da curvatura da coluna) e dores lombares e cervicais. “As complicações podem ser corrigidas em estágio inicial, mas se agravam se não tratadas corretamente e a postura não for corrigida”, afirma Giuliano. Em casos mais graves, o paciente pode desenvolver hérnia e abaulamento (fissura) de disco.
Além de as costas e a região lombar terem de ficar totalmente apoiadas no banco, a cabeça precisa ser mantida na altura do encosto. As pernas devem formar ângulo de 90 graus com o corpo, joelhos levemente dobrados e alinhados à altura dos quadris, ou ligeiramente acima. Já as mãos não podem ficar muito elevadas, para evitar tensão nos ombros. Cotovelos têm de ficar levemente flexionados, garantindo liberdade de movimentos.