Por julia.amin

Rio - A TV Brasil reexibe às 22 horas desta sexta-feita o episódio sobre Nelson Mandela, ícone antiapartheid morto na quinta-feira aos 95 anos, da série "Nova África - Um Continente, Um Novo Olhar", produzida pelo Cinegroup.

>>> GALERIA: Mandela, herói da liberdade 

>>> Dalai Lama lamenta morte de Mandela 

O episódio conta a história do regime de segregação racial na África do Sul e também a trajetória do próprio Mandela. Mas, além de sua vida pública, o "Nova África" também revela a intimidade do primeiro presidente negro sul-africano.

Líder antiapartheid%2C Mandela foi o maior símbolo na luta contra segregação racial na África do Sul. Nasceu em 18 de julho de 1918Efe

Em entrevista, Graça Machel, terceira esposa de Mandela, fala dos ideais e da luta pela liberdade travada por ele. O programa revela também o envolvimento de Mandela nas causas sociais, principalmente no combate ao HIV, que vitimou um de seus filhos.

O episódio também traz uma visita a Robben Island, onde Mandela cumpriu parte de sua sentença de 27 anos de prisão. Thulani Mabaso, ex-presidiário e guia turístico da prisão, fala sobre o dia a dia de Mandela em tempos de cárcere e mostra como foi a continuidade de sua luta, apesar da falta de liberdade.

Você pode gostar