Por joyce.caetano
Publicado 12/12/2013 16:33 | Atualizado 12/12/2013 18:41

Estados Unidos - A NTSB (agência dos EUA responsável pela segurança dos transportes) divulgou nesta quarta-feira um vídeo inédito do acidente com o Boeing 777 da Asiana Airlines, ocorrido em 6 de julho deste ano em São Francisco, nos Estados Unidos. Três pessoas morreram e outras 180 ficaram feridas.

As imagens mostram o momento em que a aeronave bate com parte traseira na pista durante o pouso (incidente conhecido como "tail strike") e gira em pleno ar, saindo da pista.

Reprodução de vídeo no Youtube mostra fumaça saindo do avião na pista do aeroporto de São FranciscoReprodução Internet

Novos detalhes da investigação agora revelados mostram que o piloto da aeronave, que partiu de Seul com destino aos EUA, estava preocupado com o pouso porque um sistema de navegação do aeroporto não funcionava naquele dia.

O relatório divulgado pela NTSB mostra que Lee Kang Kuk, o experiente comandante do voo, estava estressado com a situação. Ele desabilitou o auto thrust, que controla automaticamente a potência do motor, e chegou ao solo numa velocidade muito menor do que a habitual, um sinal de que acreditava que o aparelho estava sendo controlado automaticamente.

Três segundos antes do pouso, o piloto anunciou que iria abortar a operação, mas já era tarde demais.


Você pode gostar