Por tamyres.matos

EUA - Cientistas americanos deram o primeiro passo para a tão sonhada fórmula da juventude. Eles aplicaram um produto para rejuvenescer em ratos, o que gerou processo equivalente a transformar um músculo de um idoso de 60 anos em um de jovem de 20. Testes em humanos devem começar em 2015.

O estudo foi feito por pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard e focou em uma substância química chamada NAD, cujos níveis caem com a chegada do envelhecimento. De acordo com os cientistas, aumentar os níveis de NAD em camundongos poderia reverter os efeitos do tempo. Uma semana depois da aplicação da medicação em ratos de dois anos de idade, seus músculos se tornaram semelhantes aos de um ratinho de seis meses, em termos de função mitocondrial, perda de massa muscular, inflamação e resistência à insulina.

Para recuperar a força muscular%2C seriam necessários tratamento mais longo e exercícios físicos Kzenon / Istock

“A produção de NAD favorece a retirada de radicais livres do músculo. O radical livre provoca lesão no DNA e envelhecimento da célula”, explica Antônio Abílio, geneticista da Oncoclínica.

Na pesquisa, a força do músculo não foi recuperada. A doutora Ana Gomes, de Harvard, disse que a potência muscular poderia retornar com um tratamento mais longo. Cientistas alertam que o método não representa a cura para o envelhecimento. Outros aspectos, como encurtamento dos telômeros (que formam a estrutura das sequências genéticas) ou danos ao DNA não podem ser revertidos.

“O envelhecimento é multifatorial, não se trata de componente único a ser corrigido, por isso é difícil de atingir tudo”, explica a médica, acrescentando que terapias do tipo em seres humanos ainda são uma perspectiva distante.

“Se começarmos o tratamento aos 40, provavelmente, teremos um envelhecimento muito mais agradável, mas temos que fazer testes clínicos”, disse ela.

Você pode gostar