Por tamyres.matos

EUA - Um dos mais utilizados remédios para controlar a acidez estomacal pode trazer efeitos colaterais graves, como anemia e danos cerebrais. É o que mostra pesquisa norte-americana com pessoas que ingerem medicamentos como o omeprazol.

De acordo com o estudo do Centro de Pesquisa do Hospital Oakland, na Califórnia, o uso contínuo do medicamento por dois anos ou mais promove o aparecimento de demência e anemia. A explicação é que, ao combater a acidez estomacal, o omeprazol compromete a absorção da vitamina B12. A substância necessita do ácido estomacal para ser aderida ao organismo.

Pesquisadores acompanharam, entre 1997 e 2011, 25.956 pacientes com deficiência de vitamina B12 e 184.199 sem o problema. Cerca de 65% das pessoas que tinham tomado omeprazol tiveram um risco aumentado de deficiência de vitamina.

Fernando Figueira, neurologista do Hospital São Francisco na Providência de Deus, concorda que a deficiência da vitamina pode ocasionar a anemia megaloblástica, porém não a demência.

Douglas Corley, responsável pelo estudo, alerta que o resultado não significa que as pessoas devam parar de ingerir o medicamento, já que ele traz benefícios e melhora a qualidade de vida.

“É importante que os usuários tenham os níveis da vitamina constantemente checados”, conclui.

Você pode gostar