Por tamyres.matos

Rio - Serviço inédito em maternidades públicas está ajudando as mamães a lidarem melhor com cólicas, choros e mal estar típicos dos recém-nascidos. Após o parto, as mulheres aprendem a aplicar as técnicas de shantala e ofurô para acalmar os bebês. O projeto funciona desde o meio do ano no Hospital Estadual Rocha Faria, em Campo Grande.

Nícolas dorme durante o banho de ofurô%2C dado pela enfermeira DeniseDivulgação

Com origem na India, a shantala é uma massagem que, além de acalmar, melhora a circulação, o sono e alivia as cólicas do bebê, pois ajuda a eliminar os gases. “A técnica também é usada para aumentar o vínculo entre mãe, filho e família”, disse Denise Mello, enfermeira da unidade que ensina os movimentos às mães.

Com um pouco de óleo nas mãos, a mãe é orientada a massagear pés, dedos, mãos, perna, dorso e bumbum do bebê. Segundo Denise, a shantala deve ser evitada logo após a amamentação (é preciso esperar a digestão) e em caso de febre ou gripe. “A técnica pode ser aplicada em crianças de qualquer idade, desde que ela aceite. É necessário respeitar o limite da criança, tem dia que ela não vai querer”, alerta.

Além da shantala, a equipe da maternidade do Rocha Faria ensina como dar banho de ofurô no recém-nascido. Pequenos baldes e água morna, mesma temperatura do líquido amniótico, ‘reproduzem’ o ambiente uterino e acalmam o bebê. Para o pequeno Nícolas, de uma semana, a experiência foi tão relaxante que ele dormiu durante o banho.

“Ficava com medo de dar banho, porque ele é muito mole ainda. Foi uma emoção grande, deu vontade de chorar. Ele curtiu bastante, ficou bem mais calmo”, relata a mãe do bebê, Débora de Oliveira Bernardino, 18 anos.

Coordenadora de Humanização da Secretaria Estadual de Saúde, Mônica Guedes, conta que, em 2014, o serviço de ofurô será estendido ao Hospital da Mulher (São João de Meriti) e ao Hospital Melchiades Calazans (Nilópolis). Hoje, além do Rocha Faria, o banho é ensinado no Hospital Adão Pereira Nunes (Saracuruna). “São técnicas que a mãe pode continuar aplicando em casa. Essas ações ajudam a celebrar o nascimento do bebê”, declara.

Você pode gostar