Novo chiclete protege os dentes

Goma contém micro-organismo que combate a bactéria da cárie

Por O Dia

Rio - Uma boa notícia para as pessoas que amam mastigar chicletes. Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) desenvolveram uma versão capaz de previnir as cáries. Isso porque a goma de mascar contém micro-organismos que conseguem evitar o problema dentário.

O projeto faz parte de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas. “O nosso produto combate a principal bactéria causadora da cárie. A goma, ao ser mastigada, libera substância na saliva que inibe o desenvolvimento dessa bactéria”, disse o professor Elizeu Antonio Rossi, responsável pelo estudo.

Ele lembra que, atualmente, encontram-se disponíveis no mercado apenas chicles sem adição de açúcares, classificados como não cariogênicos, isto é, não provocam o mal. Esta é a primeira vez que um produto anticariogênicos surge. Segundo Rossi, a presença do micro-organismo não altera o sabor do chiclete, que também não contém açúcar. O cientista espera que a tecnologia se seja incorporada por alguma empresa farmacêutica ou de alimentos.

“O micro-organismo é encapsulado e entraria como apenas mais um ingrediente do chiclete. Não haveria a necessidade de grande reformulação no processo de produção”, aponta.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência