Por tamyres.matos
Rio - Boa notícia para as mulheres: a partir de janeiro, fazer mamografia ficará mais fácil. Será lançado nesta sexta-feira o ‘Mamógrafo Móvel’, um caminhão que percorrerá o estado e fará os exames gratuitamente. O serviço é da Secretaria Estadual de Saúde, que, desde 2009, oferta tomografias e ressonâncias itinerantes.

O Centro de Niterói será o primeiro ponto de parada do mamógrafo, e os exames começam no dia 7 de janeiro. A previsão é que o caminhão fique um mês em cada cidade. “Atenderemos também os moradores das localidades vizinhas”, garante o coordenador de Unidades Móveis de Imagem da secretaria, Jorge Ataualpa.

Equipado com aparelhos de mamografia e ultrassonografia%2C o caminhão terá capacidade para atender cerca de 2mil mulheres por mêsDivulgação

Segundo ele, para ter acesso ao serviço, a mulher precisa se dirigir à secretaria de saúde do município de residência com a solicitação médica do exame. A mamografia será agendada na mesma hora. O resultado sairá em até dez dias úteis. Jorge lembra que o caminhão fará também ultrassonografias. “Nosso foco é a saúde feminina. Vamos levar o exame a locais onde o acesso é mais difícil”, disse.

Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), José Luiz Pedrini, afirma que a identificação precoce do câncer de mama evita cerca de 30% das mortes. Para Pedrini, unidades itinerantes servem como incentivo, mas é fundamental conscientizar as mulheres sobre a prevenção da doença.
Publicidade
A unidade móvel foi inspirada no tomógrafo e na ressonância magnética móveis. Os exames serão feitos em uma carreta composta por dois aparelhos de mamografia e um de ultrassonografia. A capacidade semanal é de 60 mamografias, 30 ultrassonografias e 25 biópsias. Por mês, devem ser beneficiadas 2mil mulheres.