Por julia.sorella
Rio - A prefeitura de Niterói recebeu, na manhã desta sexta-feira, um mamógrafo móvel do governador do Rio, Sergio Cabral. O aparelho instalado em uma carreta, adaptada para os atendimentos, vai oferecer exames digitais de mamografia e ultrassonografia, além de biópsias mamárias. O serviço vai funcionar ao lado da Policlínica Carlos Antônio da Silva, no centro de Niterói.
Segundo a Prefeitura de Niterói, o aparelho deve realizar na cidade 600 mamografias, além de outros exames. As pacientes serão encaminhadas pelas unidades básicas de saúde, policlínicas e módulos do Médico de Família, e já serão liberadas com diagnóstico. Se for necessário, após os exames, as pacientes que precisarem de atentimentos específicos serão direcionadas para tratamento na rede pública.
Publicidade
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o mamógrafo móvel tem capacidade para realizar cerca de 60 mamografias e 30 ultrassonografias diariamente, além de 25 biópsias semanais. A previsão é que o projeto beneficie mensalmente cerca de duas mil mulheres. Após passar uma temporada em Niterói, o aparelho deve circular por todo o Estado.