Golfinhos usam peixe baiacu para se 'chapar'

Documentário registra comportamento inusitado de animais compartilhando substância tóxica

Por O Dia

Inglaterra - Um documentário produzido pela emissora britânica BBC com o objetivo de desvendar o cotidiano do comportamento dos golfinhos surpreendeu a todos com uma descoberta. Pesquisadores observaram os animais ingerindo uma substância liberada pelo peixe baiacu e após isso, passando o peixe de um para outro.

Documentário registrou jovens golfinhos usando peixes baiacu para, aparentemente, se 'chapar'Reprodução TV

Baiacus costumam liberar uma toxina que pode ser mortal para se proteger de predadores. O curioso é que os golfinhos aprenderam a manipular os peixes para que liberem a quantidade certa da substância.

Após manipular o peixe e passá-lo ao redor, os golfinhos pareciam ter entrado em transe. Os biólogos usaram câmeras com controle remoto disfarçadas como uma tartaruga marinha para filmar os animais.

“Este foi um caso de jovens golfinhos propositadamente experimentando algo que sabemos ser intoxicante”, disse o zoólogo Rob Pilley. Segundo ele, essa foi a primeira vez que os animais foram vistos se comportando dessa forma e que talvez possa ter sido um momento único, pois estavam manuseando o baiacu "com cuidado".

Outros cientistas também afirmam que os golfinhos podem ter acidentalmente brincado e ativado a substância venenosa e que não tinham a intenção de se "chapar".

Para fazer o documentário, a equipe gastou cerca de 3 mil horas filmando e mergulhou cerca de 1.500 vezes.


Últimas de _legado_Mundo e Ciência