Por thiago.antunes

Rio - Um estudo publicado na revista britânica ‘New Scientist’ sugere que ficar um mês sem ingerir álcool pode reduzir os níveis de glicose e gordura no organismo e levar à perda de peso. Uma equipe de 14 pessoas da própria revista se submeteu a um teste, coordenado pelo médico Rajiv Jalan, do Instituto do Fígado e Saúde Digestiva da Faculdade de Medicina da Universidade de Londres.

A equipe passou por uma série de exames físicos e dez integrantes ficaram cinco semanas sem beber. Após o período novos exames foram feitos e, entre os abstêmios, a taxa de gordura no fígado caiu até 20%, os níveis de glicose no sangue tiveram redução de 23% e o colesterol, de 5%. Além disso, os participantes perderam em média 1,5 kg. Já o grupo que continuou bebendo não apresentou nenhuma alteração significativa nos testes.

Os participantes que ficaram sem beber relataram também melhora no sono e na concentração, o que se refletiu no desempenho profissional. O único lado negativo, segundo eles, foi a diminuição do convívio social. No Reino Unido, um terço das mortes causadas por doenças do fígado tem relação com o abuso de bebida alcoólica.

Você pode gostar