Por julia.sorella

EUA - A tempestade "Hércules" avançou nesta sexta-feira com suas nevascas rumo ao norte dos Estados Unidos deixando para trás, pelo menos, nove pessoas mortas e temperaturas muito baixas paralisando as atividades da região nordeste do país.

As companhias aéreas cancelaram hoje mais de 2.300 voos, e outros milhares ficaram atrasados pela tempestade, que causou o acúmulo de 60 centímetros de neve nos subúrbios do Norte de Boston (Massachusetts) e forçou o fechamento das principais estradas de Nova York e da Pensilvânia.

As nevascas cessaram na manhã desta sexta na maior parte de Massachusetts, após quase 36 horas de precipitações desde que a tempestade, originada no Atlântico, iniciou sua marcha em uma região que tem cerca de 100 milhões moradores.

Nevasca atinge Boxford, Massachusetts, nos Estados UnidosEFE

"Esta foi verdadeiramente uma tempestade ártica", afirmou o canal "WBZ" de televisão local em Boston. "As temperaturas estiveram abaixo de zero na maior parte do dia", acrescentou. A combinação de tempestades se estende desde o sul das montanhas Apalaches até Nova Inglaterra no nordeste, e Michigan no norte.

Reflexos em aeroportos do Rio e de São Paulo

Por causa do fenômeno climático, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, houve alterações nos voos na quinta-feira e ontem. Três aeronaves decolaram com atraso e outras três, que deixaram os Estados Unidos, aterrissaram em Guarulhos depois do horário previsto.

Um dos voos, com destino ao aeroporto John Fitzgerald Kennedy (JFK), em Nova York, tinha previsão de decolagem para 22h55 de quinta-feira. Porém, ele foi cancelado e remarcado para 6h39 de ontem. Na capital Albany havia nesta manhã, pelo menos, 214 pessoas desamparadas que recebiam abrigo na Missão de Resgate da cidade.

Ao contrário do que ocorreu em São Paulo, a nevasca não cancelou voos do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro aos Estados Unidos. Nesta sexta-feira, segundo a Infraero, as chegadas de três aviões atrasaram de 7h32 para 11h57. De acordo com as companhias aéreas, não foram registrados cancelamentos ontem.

Parque Rock Creek, em Washington, nos Estados Unidos, coberto de neveEFE

O Serviço Meteorológico Nacional informou que, com o vento, a sensação térmica chegará aos 45 graus abaixo de zero amanhã em Dakota do Norte e Minnesota. Os governadores de Nova York, Andrew Cuomo, e de Nova Jersey, Chris Christie, declararam desde ontem estados de emergência, e pediram que aos moradores que permanecessem em casa. Já o governador de Massachusetts, Deval Patrick, informou que a polícia e a Guarda Nacional estavam em alerta para ajudar em remoções, se fossem necessárias.

Você pode gostar