Passageiros tiram autorretratos durante acidentes aéreos

Não importa se a situação é catastrófica e a morte está perto: o que eles querem é ficar bem na foto

Por O Dia

Rio - Quem nunca esticou o braço e apontou a câmera do celular para tirar uma foto certamente não o fez porque não tem celular ou não sabe usá-lo, e, mesmo assim, é quase impossível que nunca tenha esbarrado com uma imagem desse tipo na Internet. Esse tipo de autoretrato se tornou tão frequente que o emprego do termo em inglês usado para denominá-lo, 'selfie', aumentou 1.700% em 2013, o que levou o dicionário Oxford a escolhê-lo 'palavra do ano' de 2013.

Até aí, nada demais. O problema é quanto narcisismo e falta de noção se juntam com a câmera, levando a pessoa parar para tirar uma fotinha mesmo em situações extremas, como a iminência de um acidente aéreo. Exagero? Que nada. Isso aconteceu recentemente. E mais de uma vez.

Ferdinand Puentes fez um 'selfie' enquanto era resgatado. Ao fundo%2C o avião indo a piqueReprodução Internet

Um dos selfie-maníacos foi Ferdinand Puentes, um dos nove passageiros de um pequeno avião que caiu no Oceano Pacífico em 11 de dezembro do ano passado e foi socorrido por grupos de resgate do Havaí. Segundo a CNN, Puentes pegou a sua go-pro e fez várias imagens do acidente. Numa delas, ele aparece de colete salva-vidas e, ao fundo, o avião indo a pique.

Outro que não resiste ao ímpeto de tirar uma foto é o galês Nathan Phelps, que estava a bordo do Airbus A380 da Singapore Airlines que foi obrigado a fazer um pouso de emergência no Azerbaijão na segunda-feira. Segundo o jornal australiano The Sidney Morning Harold, Houve queda de pressão no avião máscaras de oxigênio foram usadas pelos 467 passageiros a bordo. O avião conseguiu pousar e ninguém ficou ferido, mas o selfie-maníaco pensou que não escaparia e tuitou com uma das imagens "Neste momento eu pensei que estava tudo acabado". E, para quem está vendo a morte chegar, nada mais natural do que tirar uma fotinha. #sóquenão


O galês Nathan Phelps fez um autorretrato usando máscara de oxigênio no avião antes do pouso forçadoReprodução Internet



Últimas de _legado_Mundo e Ciência