Avião pousa no aeroporto errado nos EUA

Piloto freou com força para pouso em pista mais curta. Passageiro relata ter sentido cheiro de borracha queimada

Por O Dia

Estados Unidos - Autoridades americanas investigam por que um voo da Southwest Airlines pousou no aeroporto errado, onde a pista tem a metade do tamanho do que o aeroporto de destino. É a segunda vez em menos de dois meses que um jato maior pousou no aeroporto errado nos EUA.

O voo 4013 da Southwest Airlines, com 124 passageiros e cinco tripulantes, estava programado para ir do Aeroporto Internacional de Midway, em Chicago, para o Aeroporto Branson, em Missouri, disse o porta-voz da companhia, Brad Hawkins, em uma declaração. Mas ele pousou na noite de domingo no Aeroporto Taney County, a 11 quilômetros de distância.

"Assim que chegou ao solo, o piloto empregou o freio de forma muito forte", relatou o passageiro Scott Schieffer. "Pensei, 'essa é uma pista muito curta e essa deve ser a forma como ele tem de pousar'. Eu estava com o cinto de segurança, mas foi projetado para a frente por causa da pressão da freada. Era possível sentir o cheiro de pneu queimado enquanto parávamos."

Assim que saiu da aeronave, alguém apontou para o fim da pista, talvez a 30 metros de distância. "Foi surreal perceber que poderíamos ter ficado em perigo real e que, em vez de uma inconveniência, poderia ser uma tragédia real."

O site do aeroporto informa que sua pista mais longa tem 1.140 metros de extensão. O site do aeroporto do destino original, Branson, diz que sua pista tem 2.175 metros) de extensão.

Hawkins não soube informar por que o avião foi para o aeroporto errado. Ele disse que todos os passageiros e tripulantes estavam a salvo, e não houve registro de feridos.


Últimas de _legado_Mundo e Ciência