Ao menos 48 baleias encalham na Nova Zelândia

Das 70 baleias-piloto, 22 morreram ou foram sacrificadas

Por O Dia

Nova Zelândia - Especialistas, ecologistas e voluntários lutaram neste domingo para devolver ao mar 48 baleias-piloto que encontraram encalhadas na baía de Golden da Nova Zelândia, mas, após nadarem por algumas horas, elas voltaram à areia.

A porta-voz do Departamento de Conservação, Trish Grant, afirmou que "é perigoso tentar desencalhá-las na escuridão", por isso terão que esperar o início da manhã desta segunda-feira para voltar a tentar.

Baleias encalham na Nova ZelândiaReprodução Internet

As baleias fazem parte de um grupo de 70 que encalhou no sábado em Farewell Spit, um braço de terra que separa a baía de Golden e o mar de Tasmânia, no norte da ilha Do Sul, segundo o jornal neozelandês The New Zealand Herald.

Das 70 baleias-piloto, 22 morreram ou precisaram ser sacrificadas nas horas seguintes. Nesta manhã, com a primeira maré, os especialistas conseguiram que 48 voltassem ao alto-mar, mas passadas algumas horas retornaram e voltaram a ficar encalhadas.

As autoridades zelandesas sacrificaram35 baleias-piloto que encalharam nas praias da baía de Golden nas duas últimas semanas.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência