Por fernanda.magalhaes

Colômbia - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, seria o candidato mais votado no primeiro turno das eleições presidenciais, mas a maior fatia do eleitorado permanece sendo aquela que rejeita todas as opções.

Uma pesquisa do instituto Ipsos-Napoleón Franco mostrou que Santos ganharia 25% dos votos em 25 de maio, enquanto os eleitores que não pretendem escolher nenhum dos candidatos seriam 27%. Outros 23% estão indecisos, segundo a pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo site da rádio RCN.

O número de eleitores contrários a todos os candidatos é maior do que o comum. O percentual desse voto, considerado de protesto, deve cair à medida que as eleições se aproximarem, de acordo com o instituto de pesquisa.

O presidente da Colômbia Juan Manuel Santos vai bem nas pesquisas para releiçãoReuters

Para evitar o segundo turno previsto para junho, um dos candidatos precisar ter mais de 50% dos votos.

De centro-direita, Santos busca o segundo mandato. Oscar Ivan Zuluaga, de direita, candidato do partido do ex-presidente Álvaro Uribe e contrário às atuais negociações de paz com os guerrilheiros, ficaria com 8% dos votos se as eleições fossem agora.

Santos tem aprovação de 46% da população, de acordo com a pesquisa feita no fim de janeiro. O presidente tem uma imagem desfavorável para 47%.

O instituto Ipsos entrevistou 1.008 colombianos em oito cidades diferentes.


Você pode gostar