Por rosana.freitas

Febre alta, dores de cabeça, dores pelo corpo e atrás dos olhos pode ser dengue. O ideal é não deixar a doença chegar e agir contra ela. Embora no verão o risco da doença seja maior, os cuidados devem ser constantes o ano todo.

Além dos cuidados normais como não deixar água parada, tirá-la dos vasos de plantas, manter caixas d'água, tonéis e barris fechados, os remédios caseiros podem ajudar a prevenir a Dengue.

Borra de café e vinagre

"Borra de café é um eficiente remédio caseiro contra o mosquito da dengue." A afirmação da autônoma Vanda Santos é enfática. Segundo ela funciona. "A ideia é que se coloque um pouco em um pratinho de planta para impedir que o mosquito deposite os ovos", afirma. Algumas pessoas testaram também a mistura de vinagre balsâmico, noz-moscada e ervas aromáticas. "Eu faço aqui em casa, não custa nada. Senti que os mosquitos diminuíram, mesmo no calor. Na minha opinião dá certo", acredita o administrador Diego Ramos.

Repelente

O repelente caseiro é feito com cravo da índia espetado na metade de um limão e deve ser deixado em cantos da casa. "No verão principalmente, coloco os limões pela casa sem medo", diz Ramos.

Própolis

Quem testou diz que a substância tem o poder de eliminar o vírus da dengue do organismo contaminado e atuar como repelente. A eficácia não foi comprovada, mas para livrar-se dos mosquitos não custa tentar, embora não se deva esquecer que a recomendação do Ministério da Saúde é prevenir-se não deixando água parada.

Para afastar insetos

Uma receita simples ajuda a afastar pragas, pulgões, ácaros e algumas lagartas.

1 quilo de folhas e talos de cravo-de-defunto;
10 litros de água.

Misture tudo, leve ao fogo e deixe ferver por meia hora ou coloque de molho os talos e as folhas picadas por dois dias. Coe e pulverize sobre as plantas.

Tratamento

Se você não tomou os cuidados necessários para prevenir e acabou contraindo a doença, o Ministério da Saúde alerta para que não se tome nenhum medicamentos sem prescrição médica e procure uma unidade de saúde. É muito importante a ingestão de líquidos para o auxílio no tratamento dos sintomas. E caso sinta dores abdominais e vômito, retorne imediatamente à unidade de saúde pois pode ser a forma grave da doença.

Você pode gostar