Por tamyres.matos

Rio - Pão francês, batata frita e biscoitos estão no cardápio da maioria dos brasileiros, mas pouca gente sabe que esses alimentos podem causar câncer. Levantamento da Proteste (Associação de Consumidores) com 51 marcas detectou altos níveis de acrilamida, substância que provoca o surgimento de tumores. A dica de especialistas é priorizar alimentos naturais.

Ao serem aquecidos%2C alimentos como estes produzem a acrilamida%2C substância que pode estimular tumores Reprodução

Foram analisados oito itens (batata frita, batata chips, biscoito doce e salgado, biscoito cream cracker, pão francês, salgadinhos e torradas) e, segundo a Proteste, pão francês e os biscoitos doces e salgados são os campeões em teor da substância. A acrilamida é formada durante o aquecimento de alimentos ricos em carboidratos, a temperatura acima de 120 graus. Segundo a Proteste, a substância foi classificada como um provável cancerígeno pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer.

“A acrilamida não é adicionada ao alimento, mas formada durante o processo produtivo. Ainda não existe um limite seguro para o consumo, por isso o melhor é evitar”, avalia Fernanda Ribeiro, técnica da Proteste e responsável pelo estudo.

A especialista lembra que o teor da substância não é descrito nos rótulos dos alimentos, mas pequenos gestos podem evitar seu consumo. A batata, ao ser frita, não pode permanecer muito tempo no óleo, e deve manter a cor clara. Além disso, conservar batatas na geladeira pode aumentar a acrilamida no cozimento. O recomendado pela Proteste é optar por batatas cozidas em vez das fritas. “A cor marrom em alimentos como a batata e o pão é indício da formação da acrilamida.”

A Proteste pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a elaboração de um código para as empresas, com metas de redução da acrilamida. A Anvisa informou que, em 2007, lançou um informativo alertando à população sobre os riscos da substância e não descarta a possibilidade de iniciar uma discussão sobre o assunto, com base em padrões internacionais.

Você pode gostar